A verdade nada agradável sobre sua cama: ela pode ser um dos locais mais sujos da casa

Apesar de ser um dos espaços mais confortáveis do lar, a cama pode ser também um dos locais mais sujos da casa. Colchões, travesseiros e lençóis acumulam milhões de microrganismos ao longo do tempo, tornando-se um ambiente propício para ácaros, bactérias e fungos.

Mesmo com trocas regulares de roupa de cama, fatores como suor, células mortas da pele e restos de produtos cosméticos contribuem para a proliferação desses organismos. A exposição contínua a esses agentes pode desencadear problemas respiratórios e alergias.

Além disso, algumas práticas do dia a dia podem piorar a situação. Comer na cama, por exemplo, pode deixar resíduos de alimentos, atraindo insetos e aumentando a proliferação de microrganismos. Já o hábito de não arejar o ambiente favorece o acúmulo de umidade, criando um cenário ideal para fungos e mofo.

Por que a cama é um ambiente propício para germes?

Sua cama pode esconder milhões de germes, e alguns hábitos diários podem piorar ainda mais esse cenário. (Foto: karammiri/Getty Images)

Durante o sono, o corpo humano libera cerca de 15 gramas de células mortas diariamente, criando um ambiente ideal para ácaros, que se alimentam desse material.

De acordo com a Amerisleep, uma empresa de colchões americana, após uma semana de uso, os lençóis podem conter até 5 milhões de bactérias. No caso dos colchões, que dificilmente passam por uma higienização profunda, esse número pode ser ainda maior.

Outro fator relevante é a umidade gerada pelo suor, que favorece a proliferação de fungos. Além disso, roupas contaminadas, animais de estimação e até a poeira transportada pelo ar contribuem para o acúmulo de impurezas, muitas vezes invisíveis a olho nu.

Como reduzir a exposição a microrganismos na cama?

Sugere-se a troca de lençóis e fronhas pelo menos uma vez por semana, além da higienização periódica do colchão e dos travesseiros. Deixá-los expostos ao sol regularmente pode ajudar a reduzir a umidade e minimizar a presença de fungos.

Outra medida importante é evitar deitar-se com roupas que tiveram contato com ambientes externos, bem como remover a maquiagem e produtos da pele antes de dormir. O uso de capas protetoras laváveis também é indicado para criar uma barreira contra ácaros e outros agentes nocivos.

Por fim, é recomendável aspirar o colchão regularmente para remover poeira e microrganismos acumulados. No caso de travesseiros, a lavagem a cada dois meses pode ajudar a manter a higiene, enquanto a substituição periódica desses itens é essencial para evitar o acúmulo de sujeira e umidade ao longo dos anos.

O post A verdade nada agradável sobre sua cama: ela pode ser um dos locais mais sujos da casa apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

12 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

12 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

12 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

12 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

12 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

12 horas ago