Atender a uma chamada de um número não identificado é uma prática frequente no cotidiano de muitos. Inclusive, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem trabalhado para combater esse incômodo.
Seja um banco ou um familiar com um novo número, a expectativa por detrás da ligação é sempre uma incógnita. No entanto, é importante ter cautela, pois nem sempre a chamada é legítima, podendo ser uma tentativa de golpe.
Nesse contexto, até uma expressão habitual, como “alô”, usada ao atender ligações, pode ser um grande risco à segurança pessoal. Golpistas se aproveitam dessa interação para gravar e manipular a voz do usuário, simulando conversas com bancos ou outras instituições financeiras.
Muitos acreditam ser improvável, mas essa prática se tornou uma porta de entrada para fraudes em nomes das vítimas. Saiba mais a seguir!
De preferência, não atenda chamadas de números desconhecidos. Caso atenda por acaso, não fale nada – Imagem: Freepik/reprodução
De acordo com alertas do Banco da Espanha e do Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) espanhol, os golpes telefônicos têm se tornado cada vez mais sofisticados.
Criminosos conseguem informações pessoais através de vazamentos ou fraudes anteriores com o uso da voz das vítimas, que servem para tornar suas abordagens mais convincentes.
As fraudes não se limitam ao simples registro de uma palavra. Golpistas podem ficar em silêncio durante a ligação, esperando por uma reação da vítima, ou fingir ser uma instituição confiável.
Indo mais além, alguns grupos de cibercriminosos podem usar qualquer palavra pronunciada pela vítima para captar o timbre de voz e cloná-lo, usando inteligência artificial para simular a fala da pessoa.
Esse nível de sofisticação torna as chamadas fraudulentas difíceis de serem detectadas e exige precaução constante.
O acesso a bancos de dados vazados, como os da Direção Geral de Tráfego (DGT), bem como a clonagem da voz, permite aos criminosos criar perfis falsos.
Essas informações são usadas para realizar fraudes financeiras, solicitar serviços bancários ou registrar-se em nome da vítima. A credibilidade conferida por esse método dificulta a identificação do golpe.
Agora que você conhece os riscos envolvidos, saiba como se proteger:
A prevenção é a melhor aliada contra as fraudes telefônicas, especialmente diante do crescente avanço das técnicas usadas por golpistas.
A conscientização sobre o tema e a adoção de práticas seguras ao atender chamadas desconhecidas são fundamentais para proteger tanto as informações pessoais quanto as financeiras.
O post Ao receber uma chamada desconhecida, JAMAIS diga ‘alô’; entenda por quê apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Conheça as plantas que florescem no verão, trazendo cor e vida ao jardim O post…
Pão de queijo de frigideira é rápido, prático e saboroso, dispensando o uso do forno.…
Faixas em toalhas de banho têm funções práticas, não sendo apenas um critério estético. O…
Aquiraz abre concurso público com 35 vagas na área de segurança pública. O post Aquiraz…
Concurso em Nova Granada oferece mais de 60 vagas em cargos de nível fundamental até…
Ômega-3 reúne componentes essenciais para a saúde cardiovascular, cerebral e emocional. O post Não pode…