Ave mais forte do mundo é latina, caça cães e carrega até 10 kg

Ave de rapina é um termo que remete à força e habilidade na caça. Entre essas aves, a harpia é reconhecida como a ave mais forte do mundo, com seu título registrado no Guinness World Records.
Não é para menos: além das pernas poderosas, garras imponentes e bico em formato de gancho, ela tem a capacidade de carregar mais de 10 quilos.

Conhecida cientificamente como Harpia harpyja, essa ave é também designada por gavião-real ou águia-imperial-brasileira. O pássaro habita florestas tropicais do sul do México, Argentina e quase todo o Brasil.

Características da ave mais forte do mundo

Foto da harpia – Créditos: Murilo Gualda / Getty Images

Com hábitos solitários ou em pares, as harpias adultas podem alcançar até 90 cm de altura e mais de 2 metros de envergadura, com machos pesando até 8 kg e fêmeas, 4,8 kg. São predadores natos, construindo grandes ninhos no topo das árvores, de onde observa e escolhe suas presas.

A alimentação da harpia reflete sua potência: ela se alimenta de mamíferos de médio a grande porte, como preguiças, porcos-espinho, cachorros-do-mato e primatas. Segundo a Fauna Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esses hábitos carnívoros são necessários para a manutenção de sua energia e robustez.

Além de sua impressionante capacidade de caça, a harpia tem um papel cultural importante. Nas tribos indígenas brasileiras, ela é vista como a personificação dos caciques, representando avidez e força. Algumas etnias chegam a manter uma harpia viva no centro da aldeia, como um símbolo de poder e respeito.

Risco de extinção da ave de rapina

Apesar de sua imponência, a harpia enfrenta sérios riscos de extinção. A destruição das florestas tropicais, seu habitat natural, ameaça a sobrevivência dessa espécie.

Além disso, sua reprodução lenta – com a postura de apenas dois ovos por ano entre setembro e novembro – agrava ainda mais a situação.

Iniciativas de preservação

A preservação da harpia é uma prioridade para várias organizações, incluindo o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Zoo CIGS). O local é um dos poucos zoológicos brasileiros equipados para cuidar dessa espécie em cativeiro.

Em janeiro, a equipe do zoológico dedicou uma semana inteira a cuidados especiais com uma harpia amazônica fêmea de mais de 20 anos. Durante a inspeção de saúde, foram coletadas amostras biológicas e realizados exames biométricos para garantir o bem-estar do animal.

O Exército Brasileiro também desempenha um papel fundamental na conservação da harpia, colaborando com a manutenção da biodiversidade e promovendo a educação ambiental em todo o país.

O post Ave mais forte do mundo é latina, caça cães e carrega até 10 kg apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

9 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

9 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

9 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

9 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

9 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

9 horas ago