Bebidas alcóolicas no Brasil: descubra as capitais que mais consomem

No dia 18 de fevereiro, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, uma data destinada a promover a conscientização sobre os perigos do consumo excessivo de álcool. Entretanto, uma pesquisa recente revela que esse é um problema significativo nas capitais brasileiras.

O estudo elegeu Teresina como a terceira capital do Brasil com o maior índice de consumo abusivo de bebidas alcoólicas. A capital piauiense perde apenas para Salvador e Maceió.

Realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, a pesquisa utilizou informações coletadas pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), a partir de entrevistas com mais de 21 mil brasileiros.

Consumo de álcool alarmante nas capitais

Salvador lidera o ranking, com 37,5% da população consumindo álcool de forma abusiva, seguida por Maceió, com 34,2%, e Teresina, com 33%. Esses números indicam uma tendência preocupante nas capitais brasileiras, que merece a atenção das autoridades de saúde.

A metodologia usada foi perguntar aos entrevistados se eles consumiram, nos últimos 30 dias, cinco ou mais doses (homens) ou quatro ou mais doses (mulheres) de bebidas alcoólicas.

Padrões por gênero

O estudo apontou que os homens apresentam uma frequência maior de consumo abusivo de álcool, com uma média de 27,3% nas capitais pesquisadas. Já entre as mulheres, essa frequência é de 15,2%.

Curiosamente, a tendência de abuso diminui a partir dos 35 anos, mas aumenta com a escolaridade.

Álcool e direção: um risco constante

Além do consumo excessivo, a pesquisa trouxe à tona outro dado preocupante: a prática de dirigir após o consumo de álcool. Teresina é a segunda capital em que mais adultos relatam essa infração, com 23,2% dos homens e 1,7% das mulheres admitindo a prática.

Palmas lidera entre os homens, com 24,5%, e também entre as mulheres, com 8,5%. Em contrapartida, as menores frequências foram observadas em Recife, Natal e Porto Alegre.

Em todos os casos, a tendência diminui com a idade a partir dos 45 anos, mas é influenciada pelo grau de escolaridade.

A pesquisa lança um alerta importante para as políticas públicas voltadas à saúde e segurança no trânsito. A conscientização e prevenção são essenciais para reverter esses índices alarmantes, em especial nas capitais brasileiras.

O post Bebidas alcóolicas no Brasil: descubra as capitais que mais consomem apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

“Segundas-feiras” ou “segunda-feiras”? Veja o plural correto da palavra

Gramática normativa explica como pluralizar o termo sem erros. O post “Segundas-feiras” ou “segunda-feiras”? Veja…

16 horas ago

Ingratidão tem linguagem própria e começa com estas 5 frases

Gratidão e comunicação cuidadosa são essenciais para construir relacionamentos saudáveis. O post Ingratidão tem linguagem…

16 horas ago

‘Fios’ da banana que você joga fora têm nome e benefícios incríveis

Fios da banana são nutritivos e ajudam na saúde intestinal. O post ‘Fios’ da banana…

16 horas ago

Steck da Amazônia Abre Vagas de Empregos para Operador(a), Técnico(a), Assistente e Mais Funções

Auxiliar de Produção O post Steck da Amazônia Abre Vagas de Empregos para Operador(a), Técnico(a),…

16 horas ago

O seu nome soa bonito? Ciência lista top 20 mundial

Sonoridade dos nomes influencia emoções, destacando preferências universais. O post O seu nome soa bonito?…

2 dias ago