Categories: Notícias

Bolsa Família: nova regra do governo impede a entrada de beneficiário individual

Na tentativa de tentar combater o aumento irregular de beneficiários individuais no programa Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) criou uma nova regra para o programa. O foco é evitar fraudes e tornar o processo de seleção mais justo.

Leia mais: Fique alerta, cidadão: setembro é o último mês para emitir CNH 100% gratuita

As chamadas famílias unipessoais tiveram um aumento expressivo desde o fim de 2021, com a criação do Auxílio Brasil pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. As mudanças nas regras de inclusão e averiguação dos cadastros permitiu o aumento desse perfil de cidadão na última gestão.

Durante o período de vigência do Auxílio Brasil, o volume de famílias unipessoais que recebiam o benefício chegou a cerca de 25% do total da folha de pagamento. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 16% das residências brasileiras possuem somente um indivíduo, o que indica a possibilidade de fraude.

Lançado em 2003, o programa que substituiu o Bolsa Família criou um piso fixo de R$ 400 por família, independentemente da quantidade de membros que a compunham, valor que posteriormente subiu para R$ 600. O governo da época também criou adicionais com valores variáveis para crianças e adolescentes.

Regra para barrar famílias unipessoais

Para reverter o cenário de irregularidades e garantir que o programa distribua renda de forma mais justa, o governo Lula editou a portaria 911, publicada no Diário Oficial da União em 25 de agosto.

O documento estabelece um limite de 16% de beneficiários individuais aprovados em cada município. Quando o total de famílias unipessoais atingir o limite, o município não poderá mais incluir esse perfil de beneficiário no Bolsa Família.

A proporção considera a composição dos lares brasileiros, conforme apurado pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

O número de famílias unipessoais inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) cresceu 73% em 2022 em comparação a 2021, segundo o MDS. Com a portaria, o governo planeja resolver as discrepâncias entre a média nacional e a média do programa.

O post Bolsa Família: nova regra do governo impede a entrada de beneficiário individual apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

10 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

10 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

10 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

10 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

10 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

10 horas ago