Em meio a crescentes preocupações sobre privacidade, a capacidade dos celulares em escutar seus usuários gera debates intensos. Recentemente, relatos de anúncios aparecendo após conversas privadas levantaram suspeitas sobre a escuta passiva.
Estudos mostram que parte dos usuários acredita que seus dispositivos possam estar ouvindo suas conversas e selecionando anúncios com base em suas preferências.
Um estudo do site Compare and Recycle revelou que um terço das pessoas pensa que dispositivos como iPhone e Android capturam o que dizem. Especialistas afirmam que ferramentas como Siri e Google Assistente podem estar envolvidas nesse processo de escuta.
A possibilidade de aplicativos acessarem microfones por meio de cláusulas ocultas em termos de uso é uma das preocupações. Esses dados, frequentemente vendidos a terceiros, são utilizados para segmentação de anúncios, aumentando o receio sobre a privacidade digital.
No dia 8 de janeiro de 2025, a Apple divulgou uma nota oficial negando que a Siri escuta conversas privadas para fins de marketing. A empresa garantiu que nunca compartilhou ou vendeu dados capturados pela assistente de voz.
Tal declaração ocorreu após um acordo judicial relacionado à suspeita de espionagem.
Embora a Apple tenha negado irregularidades, aceitou um acordo para evitar maiores custos legais.
Especialistas recomendam verificar e ajustar as configurações de aplicativos, removendo permissões de microfone quando desnecessárias. Isso pode ser feito nas configurações do dispositivo, limitando o acesso a informações pessoais.
Outra dica é manter o software do celular atualizado, como no caso do iPhone, que deve ser o iOS 18.2.1. Além disso, usar um software antivírus pode aumentar a segurança das informações armazenadas.
A preocupação com a privacidade nos dispositivos móveis vai além da escuta de conversas. O volume de dados inseridos ou compartilhados em plataformas como Google e redes sociais também é significativo.
Embora muitos temam a escuta passiva, o verdadeiro risco está na quantidade de informações pessoais disponibilizadas sem a devida proteção.
Portanto, reduzir o compartilhamento de dados com as plataformas é essencial para preservar a privacidade no mundo digital.
O post Celulares escutam nossas conversas? Entenda os riscos à sua privacidade apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Seria esse o fim das mesas tradicionais, móveis antes considerados nobres? O post Um novo…
Entenda as novas regras da aposentadoria especial e como trabalhadores em ambientes insalubres podem garantir…
Entenda ainda como ajudar os animais sem causar danos a eles. O post Geralmente, cães…
Mantenha seu sofá impecável sem gastar com produtos caros ou serviços especializados, seguindo um truque…
Saiba como evitar 7 erros de português comuns que confundem muita gente e melhore sua…
Fábrica do mercado de relógios, prezamos pela Excelência e Qualidade, e nossa Gente é muito…