A obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já é realidade em diversos estados brasileiros por meio de programas como CNH Social. Criada para auxiliar cidadãos de baixa renda, essa iniciativa local agora será implementada em todo o país.
No dia 28 de julho, o presidente Lula sancionou a lei que direciona recursos para financiar um programa nacional que oferece habilitações gratuitas. A novidade abre novas oportunidades para muitos que antes não podiam arcar com os custos elevados do documento.
Os recursos virão da arrecadação com multas, com repasse possível a partir de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Até então, esses tinham outras destinações, como custeio de sinalização e renovação de frota.
A partir de 12 de agosto de 2025, as novas regras entram em vigor. O governo, em conjunto com os Detrans estaduais, divulgará em breve mais detalhes sobre inscrições, critérios e funcionamento do programa.
Para se beneficiar do programa, é necessário ser maior de 18 anos e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), sistema que reúne famílias de baixa renda. Esses são os requisitos básicos para que os interessados possam participar e usufruir da CNH Social.
O programa contempla todo o processo necessário para a obtenção da CNH. Desde os exames médicos e psicológicos, passando pelas aulas teóricas e práticas, até as taxas de prova e emissão do documento, todas as etapas estão cobertas.
Atualmente, 16 estados brasileiros já possuem programas estaduais de habilitação gratuita, cada um com suas próprias diretrizes. Os estados são:
A implementação da CNH Social representa um significativo avanço no acesso à habilitação para brasileiros de baixa renda, promovendo inclusão e oportunidades de mobilidade. Com isso, o país dá um passo importante rumo à equidade no trânsito.
O post CNH Social: programa nacional de habilitação gratuita avança no Brasil apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Guardar alho no lugar certo preserva o sabor e evita o apodrecimento precoce. O post…
Gramática normativa explica como pluralizar o termo sem erros. O post “Segundas-feiras” ou “segunda-feiras”? Veja…
Gratidão e comunicação cuidadosa são essenciais para construir relacionamentos saudáveis. O post Ingratidão tem linguagem…
Fios da banana são nutritivos e ajudam na saúde intestinal. O post ‘Fios’ da banana…
Auxiliar de Produção O post Steck da Amazônia Abre Vagas de Empregos para Operador(a), Técnico(a),…
Sonoridade dos nomes influencia emoções, destacando preferências universais. O post O seu nome soa bonito?…