A recente descoberta de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) colocou em alerta milhões de beneficiários em todo o Brasil. Com descontos irregulares em seus benefícios, muitos aposentados e pensionistas buscam informações sobre como identificar se foram afetados. Além disso, é crucial entender como proceder para solicitar o reembolso.
Apenas nos primeiros dias de investigação, 1.748.674 beneficiários já acionaram o INSS em busca de solução. O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, detalha os passos que os segurados devem seguir para confirmar a fraude e garantir a devolução dos valores.
Os beneficiários podem verificar possíveis descontos irregulares pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Outra opção é consultar o extrato do INSS para identificar retiradas não autorizadas. No aplicativo, o usuário é notificado sobre qualquer irregularidade ao clicar no ícone de sino.
O canal telefônico 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, é uma alternativa para aqueles que preferem não usar o aplicativo. Para um atendimento mais eficaz, recomenda-se ligar após as 16h ou aos sábados.
Foto: Shutterstock
Após identificar a fraude, o beneficiário deve registrar a ocorrência junto ao INSS para iniciar o processo de ressarcimento.
Isso pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. No aplicativo, é necessário acessar a seção de descontos de entidades associativas e seguir o passo a passo indicado.
O INSS usará recursos bloqueados pela Justiça, estimados em mais de R$ 1 bilhão, para ressarcir as vítimas. A Advocacia-Geral da União busca ainda bloquear mais R$ 2,5 bilhões dos fraudadores.
Os valores devolvidos serão corrigidos pela inflação. Contudo, o procedimento não inclui empréstimos consignados não autorizados. Para esses casos, o contato deve ser feito com as instituições financeiras responsáveis.
O INSS reforçou medidas de segurança para evitar novas fraudes, bloqueando descontos de associações e aprimorando procedimentos.
Waller alerta sobre o risco de golpes e reforça que o INSS nunca entra em contato por telefone para resolver questões de desconto.
O post Como saber se fui vítima da fraude do INSS e pedir reembolso do dinheiro apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Guardar alho no lugar certo preserva o sabor e evita o apodrecimento precoce. O post…
Gramática normativa explica como pluralizar o termo sem erros. O post “Segundas-feiras” ou “segunda-feiras”? Veja…
Gratidão e comunicação cuidadosa são essenciais para construir relacionamentos saudáveis. O post Ingratidão tem linguagem…
Fios da banana são nutritivos e ajudam na saúde intestinal. O post ‘Fios’ da banana…
Auxiliar de Produção O post Steck da Amazônia Abre Vagas de Empregos para Operador(a), Técnico(a),…
Sonoridade dos nomes influencia emoções, destacando preferências universais. O post O seu nome soa bonito?…