aumento da conta de luzconta de energiaconta de luzEconomia

Conta de luz MAIS CARA nesses 4 estados afetando o bolso dos brasileiros

conta de luz

Cerca de 2,6 milhões de residências serão atingidas com o reajuste que vai deixar a conta de luz mais cara. Segundo a Aneel, o aumento é resultado de novos custos na concessão de energia elétrica. Veja dicas para reduzir a conta de luz.

Conta de luz MAIS CARA nesses 4 estados afetando o bolso dos brasileiros
Conta de luz MAIS CARA nesses 4 estados afetando o bolso dos brasileiros(Imagem: FDR)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um reajuste que vai deixar a conta de luz mais cara em 4 estados. Ao todo, 2,6 milhões de unidades residenciais serão afetadas. Para os consumidores de alta tensão, como as indústrias, a proposta de reajuste médio é de 46,70%.

A empresa tem aprovado reajustes desde o começo desse ano; em março os consumidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais tiveram um reajuste de 12,67%. Em abril foi a vez dos estados Bahia (8,18%), no Rio Grande do Norte (4,26%) e em Sergipe (1,17%).

Conta de luz mais cara em 4 estados

Agora a Aneel propõe aumento para quatro outros estados brasileiros atendidos pela CEA Equatorial Energia: Acre, Amapá, Piauí e Rondônia. O maior reajuste será para os amapaenses, 44,41%, isso deve fazer com que a tarifa no estado seja a mais cara praticada no país.

A concessionária ainda atende a outros seis estados brasileiros Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.

Vale lembrar que a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passa por uma consulta pública, onde os consumidores podem opinar sobre o tema. Caso seja aprovado, o reajuste começa a ser aplicado no dia 13 de dezembro desse ano.

Como economizar na conta de luz?

Com a conta de luz cada vez mais cara, os brasileiros estão buscando alternativas para diminuir seus gastos. Uma delas é a energia solar, fonte renovável que possibilita redução de custos de até 95%.

Além disso, outros hábitos podem ajudar a diminuir os gastos com a energia elétrica:

  • Substituir lâmpadas fluorescentes pelas de LED;
  • Reduzir o tempo de banho;
  • Conferir o selo Procel, que mostra o consumo de energia dos aparelhos, na hora da compra;
  • Desligar as luzes ao sair dos ambientes.
Jamille Novaes

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.

O post Conta de luz MAIS CARA nesses 4 estados afetando o bolso dos brasileiros apareceu primeiro em FDR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo