De tão populares, viraram nomes: 8 apelidos roubam a cena nos cartórios
Uma das decisões mais difíceis de ser tomada pelos pais antes do nascimento da criança é, sem dúvidas, escolher qual será o nome do filho. De toda forma, em alguns momentos, é possível que determinados nomes estejam em alta, seja por causa de uma novela, filme ou apenas por se tornar popular entre os influenciadores. É o caso dos apelidos!
Leia mais: Musa das novelas: nomes de personagens da TV para registrar sua filha
Isso, porque uma tendência tem chamado a atenção nos últimos anos. Em busca de opções mais simples e curtas, percebemos que muitos pais estão registrando os filhos com apelidos como nome próprio. Assim, os cartórios perceberam um aumento no número de registros de crianças com nomes curtinhos, como Leo, Malu e Theo.
Os apelidos são formas carinhosas de chamar alguém e, geralmente, acabam sendo mais utilizados do que os nomes completos. Isso pode acontecer por alguns motivos, que vão desde o apelido ser mais fácil de pronunciar ou simplesmente pela preferência de seus responsáveis e da própria criança ao ficar mais velha.
Apelidos mais populares que viraram nomes
Entre aqueles que se tornaram nomes próprios, estão:
- Bel/Bella: diminutivo dos nomes Isabel, Isabela ou Belinda, tem como significado “consagrada a Deus” ou “dona da beleza”;
- Liz: diminutivo de Elizabeth, está ligado às preces religiosas “Deus é abundância” ou “meu Deus é juramento”;
- Manu: utilizado tanto para meninos quanto para meninas, o apelido vem dos nomes Manuel e Manuela, que significam “escolhido” e “abençoado”;
- Malu: junção de Maria Luíza ou Maria Lúcia representa “elegância” e “delicadeza”;
- Chico: diminutivo de um dos nomes mais utilizados antigamente, Francisco. Ele representa “homem livre” ou “o francês”;
- Guto: usado para apelidar quem se chama Augusto ou Gustavo, significa “sagrado” ou “venerável”;
- Leo: o diminutivo de Leonardo está relacionado à coragem e força;
- Theo: forma abreviada de Teodoro, que significa “presente de Deus” ou “dádiva divina”.
Inspire-se nos nomes curtos
É claro que é necessário levar em consideração as experiências e os significados que cada nome pode carregar consigo na hora de escolher como o seu filho irá se chamar, hein?
Mesmo assim, nada melhor que uma lista de apelidos que viraram nomes para se inspirar, caso você esteja buscando por um nome curto, mas ficou sem ideias. Desse modo, Teo, Chico, Bella e Liz são excelentes opções que podem simplificar a identificação das crianças, além de expressar carinho e proximidade quando eles forem chamados.
O post De tão populares, viraram nomes: 8 apelidos roubam a cena nos cartórios apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.