Depois de ler isto, você NUNCA MAIS vai querer usar o celular como despertador


Na era digital, os celulares tornaram-se parte essencial das rotinas diárias e substituíram até os tradicionais despertadores a pilha.
Porém, a prática de usar esses aparelhos para acordar pela manhã não é recomendada por médicos do sono, que enfatizam a necessidade de reconsiderar o uso de tais dispositivos no quarto.
A presença do celular no quarto pode contribuir para insônia e outros distúrbios do sono. Por isso, manter o dispositivo em outro cômodo melhora de modo significativo a qualidade do descanso noturno.
Consequências do uso do celular durante a noite
Dormir com o celular na cama para ouvir o alarme do aparelho é muito comum – Imagem: reprodução/Marcus Aurelius/Pexels
O celular pode gerar alguns empecilhos durante o sono; veja quais são e por que evitá-lo como despertador.
Exposição à luz azul
A luz azul emitida pelas telas dos celulares é um dos principais vilões do sono, pois interfere na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono, e dificulta o adormecimento, ao alterar a qualidade do descanso.
Distrações noturnas
Ter o celular à mão aumenta a propensão a verificar redes sociais e mensagens antes de dormir. Essa prática estimula o cérebro, atrasa o sono e prejudica o relaxamento necessário para um descanso adequado.
Sono interrompido
Notificações e chamadas inesperadas causam interrupções durante a noite. Mesmo quando não percebidas, essas quebras no sono tornam o descanso menos profundo e reparador, o que afeta a recuperação física e mental.
Dificuldade ao acordar
O uso do celular como despertador pode promover a procrastinação matinal. Após desligar o alarme, muitos se voltam para mensagens e redes sociais, adiando assim o início do dia e comprometendo a disposição.
Alternativas para uma noite de sono melhor
-
Utilizar despertadores tradicionais;
-
Deixar o celular em outro cômodo durante a noite;
-
Estabelecer uma rotina de sono regular;
-
Reduzir o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir.
Os impactos negativos do uso do celular como despertador são claros e confirmam a necessidade de mudanças de hábito para garantir um sono mais reparador.
Adotar novas práticas pode ser um passo simples, mas eficaz, rumo a uma saúde melhor.
O post Depois de ler isto, você NUNCA MAIS vai querer usar o celular como despertador apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.