Dinheiro esquecido permanece disponível para retirada; consulte pelo seu CPF
De acordo com o Banco Central (BC) ainda há brasileiros com dinheiro esquecido nas instituições bancárias. Neste ano foi relançado o SVR (Sistema Valores a Receber) que disponibiliza a consulta a saldos que foram deixados em contas, ou que não foram resgatados por pessoa física, jurídica ou falecidos.
Depois da sobrecarga de acessos no último ano, o BC otimizou e relançou o Sistema Valores a Receber neste ano. Por meio dele, pessoas física, jurídicas e herdeiros dos falecidos podem consultar se há dinheiro esquecido. Vale para contas que foram encerradas com saldo, por exemplo.
E ainda, para resgates de seguros, consórcios ou produtos bancários que não foram feitos. E no ressarcimento de taxas e valores dos bancos para os clientes. Essas situações podem ter gerado valores que o consumidor sequer sabe que estavam disponíveis para saque.
Como consultar se tem dinheiro esquecido?
A consulta ao dinheiro esquecido é online e permitida para todos os brasileiros. No caso dos herdeiros ou testamentários no momento da consulta é preciso informar os dados pessoais do parente que faleceu. Depois no momento do saque é que o login é feito no nome do dependente.
Todos os valores a partir de R$ 1,00 podem ser resgatados. Veja como verificar se há valores disponíveis para resgate:
- Acesse o SVR do Banco Central e clique em “Consulte valores a receber”;
- Informe se a consulta será para CPF ou CNPJ;
- Preencha os campos com: número do CPF, data de nascimento e os caracteres de segurança;
- Clique em “Confirmar”;
- O sistema vai informar se há dinheiro esquecido.
Como sacar o dinheiro esquecido
Caso o sistema tenha informado que há dinheiro esquecido, o passo seguinte é solicitar o resgate do valor. Para isso é preciso ter conta no Gov.br, com exigência de nível prata ou ouro para quem for herdeiro.
Funciona assim:
- Após a consulta o sistema vai informar que há dinheiro esquecido com a mensagem “O CPF pesquisado tem valores a receber”;
- Clique em “Acessar o SVR”;
- Faça login no Gov.br com CPF e senha;
- O sistema vai informar onde o dinheiro está esquecido e o valor, selecione essa opção;
- Solicite o PIX que será feito com base na chave do número do seu CPF;
- Autorize a transação.
Para herdeiros o pedido de devolução do dinheiro deve acontecer diretamente com a instituição onde o valor está esquecido.
O post Dinheiro esquecido permanece disponível para retirada; consulte pelo seu CPF apareceu primeiro em FDR.