Entregadores e aplicativos são CONVOCADOS a entrar num acordo em tempo recorde

A recente paralisação temporária dos trabalhadores por aplicativo reacendeu a discussão sobre as questões trabalhistas que envolvem o setor. Nesta semana, o Governo Federal convocou os entregadores e as empresas responsáveis pelos aplicativos a realizarem um acordo.

Entregadores e aplicativos são CONVOCADOS a entrar num acordo em tempo recorde. (Imagem: FDR)

O tema já estava sendo tratado de forma prioritária pelo Governo Lula. No entanto, uma solução definitiva ainda não foi encontrada. Por isso, o Governo Federal decidiu que vai aguardar mais uma semana para que um desfecho favorável para as empresas e trabalhadores seja estabelecido.

A última reunião sobre o assunto foi realizada no dia 12 de setembro por um grupo de trabalho criado para lidar com a questão. O diálogo busca que uma forma padrão de remuneração seja estabelecida.

O que pedem os trabalhadores por aplicativo?

A reivindicação dos representantes dos entregadores é que um valor de R$ 35 seja pago pela hora de trabalho por meio dos aplicativos. O valor foi estabelecido após uma série de discussões já que, em algumas empresas, os entregadores recebem pelos quilômetros rodados e não pelas horas trabalhadas. No entanto, um consenso sobre o caso foi definido.

Outra preocupação é sobre o registro em carteira de trabalho. Esse ponto ainda está sendo discutido pelo grupo de trabalho e também causa divergências entre a categoria. Para alguns trabalhadores, a preferência é pelo trabalho de forma autônoma. Já outros defendem que o vínculo de emprego deve ser formalizado.

Essa negociação já dura quatro meses e deverá ser encerrada em breve. Isso porque, caso os trabalhadores e os representantes das empresas de aplicativo não consigam entrar em consenso, o Governo Federal se responsabilizou por apresentar uma proposta de regulação do setor.

Nesse caso, o projeto deverá levar em consideração as principais reivindicações de ambas as partes e estabelecerá um acordo que beneficie tanto os empregados quanto os trabalhadores.

Além disso, a lei brasileira estabelece que o projeto precisará ser votado no Congresso Nacional. Dessa forma, tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal poderão trazer novos pontos para a discussão. Porém, a expectativa é que integrantes do setor entrem em acordo.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.

O post Entregadores e aplicativos são CONVOCADOS a entrar num acordo em tempo recorde apareceu primeiro em FDR.

Rayfran

Share
Published by
Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

11 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

11 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

11 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

11 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

11 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

11 horas ago