Estudo de Harvard revela riscos do uso de papel higiênico folha simples

Um debate emergiu nas redes sociais após a médica Trisha Pasricha, da Universidade de Harvard, afirmar que o uso do papel higiênico pode prejudicar a saúde. Em um artigo publicado no The Washigton Post, a especialista garante que usar o produto “é mais nojento do que você imagina”

A gastroenterologista destaca que até 40 mil bactérias diferentes podem ser transferidas para as mãos durante o uso do papel tradicional. Trisha recomenda a substituição do papel higiênico pelo bidê, prática comum em muitos países, como alternativa mais eficaz e higiênica.

Um estudo de 2022, publicado pela Universidade de Harvard, reforça essa orientação ao indicar que a presença de bactérias na área anal é dez vezes menor entre usuários de bidê.

Detalhes do estudo

A pesquisa realizada pela prestigiada Universidade de Harvard dividiu participantes em dois grupos: um que usava papel higiênico e outro que utilizava bidê. A análise revelou que o bidê reduziu significativamente a quantidade de bactérias, reforçando a recomendação da médica.

Os pesquisadores pediram a 32 estudantes de enfermagem no Japão que usassem luvas médicas limpas ao usar o banheiro para defecar e, posteriormente, examinaram essas luvas para verificar quais bactérias se proliferavam. O resultado foi impressionante e inesperado.

“Pessoas que se limparam com papel higiênico apresentaram, em média, quase 40.000 bactérias viáveis diferentes aderidas às luvas”, explica a médica.

Quem se beneficia ao evitar papel higiênico?

Trisha ressalta que pacientes com infecções urinárias, hemorroidas ou doenças intestinais inflamatórias são os que mais podem se beneficiar ao adotar o bidê em vez de papel higiênico. Essa prática ajuda na prevenção de infecções e mantém a saúde intestinal.

Preocupação com papel higiênico de folha única

Um estudo publicado no Journal of Hospital Infection apoia as preocupações da médica em relação ao papel higiênico, especialmente os de folha simples. Esses produtos não removem resíduos fecais de forma eficaz, possibilitando a proliferação de microrganismos e aumentando os riscos de infecção.

Trisha recomenda, como alternativa, o uso de papéis com duas camadas ou mais para quem não deseja adotar o bidê, pois oferecem maior proteção contra bactérias.

“Não consegue se convencer da ideia de usar um bidê? Você ainda pode dar ao seu traseiro o carinho que ele merece investindo em um papel higiênico de dupla camada ou superior”, completa a especialista.

O post Estudo de Harvard revela riscos do uso de papel higiênico folha simples apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

5 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

5 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

5 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

5 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

5 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

5 horas ago