Estudos revelam contaminação de cações e camarões no litoral brasileiro

Recentes pesquisas conduzidas por cientistas brasileiros revelaram preocupantes níveis de contaminação em espécies marinhas do litoral do Brasil. Os estudos, publicados no renomado periódico Science of the Total Environment, levantaram questões sobre a segurança alimentar e os impactos ambientais nas águas costeiras.

Assim, tanto o cação, encontrado no Rio de Janeiro, quanto o camarão-sete-barbas, pescado em São Paulo, mostram sinais alarmantes de poluição.

Camarões apresentam grandes níveis de contaminação – Imagem: FOX ^.ᆽ.^=/Pexels

Contaminação em cações

Ao pesquisar os tubarões-bico-fino, uma espécie de cação residente nas águas costeiras do Rio de Janeiro, a equipe de cientistas descobriu concentrações inquietantes da droga em amostras de músculos e fígados desses animais.

Tais resultados são fruto de análises cromatográficas com espectrometria de massa em 13 amostras de peixes adquiridos de pescadores locais. O ecotoxicólogo Enrico Mendes Saggioro, do Instituto Oswaldo Cruz, destaca a preocupação com a absorção da droga por esses animais.

Além disso, o estudo atenta para a saúde dos fetos de fêmeas grávidas, que podem ser impactados pela exposição à cocaína. Contudo, ainda não se sabe quais efeitos a droga pode ter no comportamento dos tubarões. Ao considerar que o cação é consumido por jovens e adultos, a possibilidade de risco à saúde humana é uma questão relevante.

Microplásticos nos camarões paulistas

Já o camarão-sete-barbas foi alvo de outro estudo que revelou a presença de microplásticos em até 90% dos espécimes analisados e pescados no litoral de São Paulo. Produzido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), essa pesquisa recebeu ainda apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A descoberta levanta preocupações sobre os potenciais riscos à saúde humana, além dos impactos ecológicos significativos, já que os microplásticos representam uma ameaça não só à vida marinha, mas também à cadeia alimentar humana.

Com o apoio da FAPESP, o estudo busca entender as consequências de tal contaminação para o ecossistema marinho e os consumidores. Enquanto as pesquisas prosseguem, a comunidade científica trabalha para desenvolver soluções que possam mitigar esses preocupantes cenários de poluição.

* Com informações do Diário do Litoral.

O post Estudos revelam contaminação de cações e camarões no litoral brasileiro apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Por que nem todo trabalhador de fast food usa luvas? Veja o que está por trás disso

Legislação brasileira não obriga uso de luvas em cozinhas, mas exige higiene rigorosa das mãos.…

7 horas ago

Ex-piloto de F1 pode se tornar campeão de 2008 e ganhar R$ 463 milhões

Felipe Massa poderá ser declarado campeão mundial da temporada 2008. O post Ex-piloto de F1…

7 horas ago

Você está usando ESSES 6 itens comuns errado; aprenda o jeito certo

Descubra como otimizar o uso de objetos do dia a dia, corrigindo pequenos erros e…

7 horas ago

Não pode tomar café? O chá DESSA planta é o substituto perfeito

Dentre as suas muitas propriedades medicinais, essa infusão ajuda na concentração e é uma estimulante…

7 horas ago

Esse truque simples é o segredo para o churrasco perfeito; veja!

Tenha carnes mais macias, suculentas e bem assadas, além de garantir um churrasco seguro. O…

7 horas ago

Empresa anuncia recebimento de currículo para Assistente Administrativo

Empresa anuncia recebimento de currículo para Assistente Administrativo Empresa anuncia recebimento de currículo via e-mail…

12 horas ago