Exame toxicológico ainda é uma etapa obrigatória para garantir a CNH?

Para motoristas da categoria C, D e E, ou seja, para aqueles que conduzem caminhões, ônibus e micro-ônibus, veículos de carga e afins, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode voltar a requerer uma etapa extra em relação às outras categorias. Sim, estamos falando do exame toxicológico.

Leia mais: Venceu! E agora? Veja por quantos dias pode dirigir com a CNH expirada

Na última quarta-feira, 4, o Congresso Nacional derrubou três vetos do presidente Lula relacionados ao exame toxicológico para condutores que aplica mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Renovar a CNH

Segundo a Agência Senado, o exame toxicológico passa a ser obrigatório para motoristas de ônibus e veículos de carga. De acordo com as informações divulgadas, após a derrubada do veto, os motoristas dessas categorias terão que passar por exames toxicológicos a cada dois anos e meio.

Caso não façam, a falta será considerada uma infração gravíssima, assim, eles estarão sujeitos a uma multa multiplicada por cinco, assim, o valor chega a R$ 1.467,35, sem esquecer dos pontos na carteira. Nesse caso, vão marcar sete.

Os detalhes ainda apontam que a modificação no código resulta da transformação da Medida Provisória nº 1153/2022 em lei, tratada ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A ideia foi aprovada pelo Congresso Nacional no final de maio. Com isso, em junho, o presidente Lula sancionou a lei, porém aplicou nove vetos.

Quais foram os vetos derrubados?

Segundo o informado, a derrubada no veto adiciona uma nova infração de trânsito para motoristas da categoria C, D e E com menos de 70 anos. Estes vão incorrer a infração gravíssima, caso não se submetam ao exame em questão a cada dois anos e meio. Isso vale para renovação e para quem está obtendo a carteira, independentemente da validade de outros exames realizados anteriormente.

Outro veto anulado estabelece que a autoridade responsável por aplicar a penalidade será o “órgão ou entidade executivos de trânsito de registro da Carteira Nacional de Habilitação do infrator”, conforme destacou a Agência Senado. Com o resultado da votação, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) terá que “regulamentar a aplicação dos exames no prazo de 180 dias da entrada em vigor do novo trecho da lei”, diz o texto.

O post Exame toxicológico ainda é uma etapa obrigatória para garantir a CNH? apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Dafra Motos da Amazônia Abre Vagas Para Operador de Produção

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

2 horas ago

Michelin está recrutando Operador de Produção

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

2 horas ago

Trabalhe Conosco Águas de Manaus: empregos Disponíveis para Trabalhadores com Ensino Médio

Oportunidades Negócios, é um portal de vagas em Manaus. Assim, nossa equipe trabalha com cartas…

2 horas ago

Grupo Hunt está contratando Auxiliar de Produção para Trabalhar no Distrito

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

2 horas ago

LG Electronics têm vagas de emprego para Novas Funções

Fundamos nossa empresa em 1958 e desde então nos tornamos líderes na era digital avançada,…

2 horas ago

DB está recebendo currículos para Preencher mais de 70 vagas de emprego

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

5 horas ago