FGTS Digital libera pagamento via pix para estes trabalhadores; Entenda como funciona
Desenvolvido pelo Governo Federal, o sistema do FGTS Digital está disponível em breve para todos os brasileiros. A novidade permanece em fase de testes e tem lançamento previsto para o início de 2024. Uma das novas funções criada permitirá o saque via Pix.
Atualmente, o pagamento é realizado de forma exclusiva pela Caixa Econômica Federal. Assim, o trabalhador precisa até uma agência do banco para solicitar o saque. Com o FGTS Digital, o pedido poderá ser feito online e o pagamento efetuado via Pix.
Quais as mudanças do FGTS Digital
O novo sistema terá diversas funções que permitirão que o trabalhador consulte seu saldo online e confira a regularidade dos depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Para os empregadores, o sistema também promete trazer uma série de simplificações nos processos.
Confira as principais novidades
- Data de vencimento – Novo prazo de recolhimento do FGTS vencerá no vigésimo dia seguinte ao mês de competência.
- Recolhimento via Pix – Empregadores terão acesso a um QR Code que possibilitará o pagamento instantâneo do FGTS do trabalhador.
- E-social – O E-social passará a ser a principal fonte de dados. Dessa forma, as informações presentes no sistema serão utilizadas para calcular o FGTS do trabalhador.
- Certificado de Regularidade do FGTS – Com a digitalização completa do sistema, a troca de informações acontecerá de forma quase instantânea. Assim, o não cumprimento das regras deverá afetar a emissão do certificado.
Apesar de ainda estar em fase de testes, o FGTS Digital já está disponível para todas as empresas do país. De acordo com o Governo Federal, o objetivo é que as organizações se adaptem ao sistema enquanto ele é facultativo. No entanto, em 2024, o FGTS Digital terá o uso obrigatório em todo o país.
Confira mais informações sobre como acessar o FGTS Digital neste link.
O post FGTS Digital libera pagamento via pix para estes trabalhadores; Entenda como funciona apareceu primeiro em FDR.