Se tem uma dúvida que aparece na hora de escrever, é a tal da crase. Muita gente fica na dúvida sobre quando usar esse acento, e isso é super normal!
Afinal, ela não é tão intuitiva assim e acaba passando despercebida nos estudos. No entanto, dominar as regras da crase é mais simples do que parece; basta entender alguns truques básicos e praticar.
Um truque certeiro para saber se a crase é necessária é fazer a substituição por uma palavra masculina. Como assim? Imagine que você quer escrever “Vou à festa”.
Para testar se o acento está correto, substitua “festa” por “cinema”, por exemplo. A frase fica “Vou ao cinema”. Como “ao” apareceu, significa que “à festa” precisa de crase. Vamos a mais exemplos:
Essa substituição funciona como um teste rápido e eficaz!
Uma regra simples, mas fundamental, é que a crase nunca aparece antes de verbos. Se a palavra que segue é um verbo, já pode esquecer o acento.
A crase só aparece antes de palavras femininas; portanto, frases como “Estamos a estudar” ou “Estou a falar” estão erradas. Veja como ficam os exemplos corretos:
Então, lembre-se: verbos e crase são como água e óleo, não se misturam!
Sempre que você se referir a uma expressão de tempo ou distância usando palavras femininas, a crase deve aparecer.
Por exemplo, em expressões como “daqui a uma semana” ou “daqui a duas horas”, o uso da crase é obrigatório, pois estamos falando de um intervalo de tempo definido. Confira outros exemplos:
Se a expressão de tempo for feminina e determinada, a crase está garantida!
Quando se trata de nomes de lugares, o uso da crase depende de como a frase foi estruturada. Se você puder usar “ao” na frase, então deve usar “à”. Por exemplo, “Vou à Bahia” porque você diria “Vou ao Paraná”. Veja outros exemplos:
Mas atenção! Para nomes de lugares sem artigo, como “Vou a Portugal” ou “Vou a Israel”, nada de crase.
Locuções prepositivas femininas são expressões formadas por duas ou mais palavras e geralmente indicam modo, tempo, causa etc.
Exemplos clássicos incluem “à medida que”, “à procura de” e “à espera de”. Sempre que se deparar com uma locução feminina, a crase deve ser usada. Veja alguns exemplos:
Lembre-se: se for uma locução prepositiva feminina, a crase é obrigatória.
O post Fique craque em português: veja 5 truques infalíveis para dominar a crase apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…
O ponto e vírgula é uma ferramenta essencial na escrita, proporcionando clareza e organização ao…
Companhias aéreas em diversos países, incluindo o Brasil, omitem a fileira 13 em seus aviões…
Grupo Martins abre vaga para Operador de Movimentação e Armazenagem em Manaus Inscrições abertas até…
RH Nossa recruta Auxiliar Operacional Sazonal (Produção) Se você está em busca de uma oportunidade…
Triagem de currículos para vaga de FACILITADOR de Produção em Manaus Estão em busca de…