Google quer tornar roubo de smartphones Android uma missão impossível

A gigante da tecnologia Google anunciou novas medidas para combater o roubo de smartphones. Durante o Android Show, a empresa revelou um plano para aprimorar a proteção do Android contra o reset de fábrica.

A atualização envolve a introdução de um sistema de bloqueio suave, que inibe totalmente as funções do aparelho caso seja detectada uma tentativa de evitar o assistente de configuração ou falha na autenticação. O objetivo é tornar praticamente inviável a venda ou reutilização de dispositivos roubados.

Essa mudança acontece após a identificação de brechas na proteção anteriormente oferecida pelos aparelhos da Google, que permitiam a reconfiguração sem verificação de propriedade.

Detalhes do novo sistema anti-roubo

Atualmente, a proteção contra reset de fábrica no Android gera uma chave segura quando uma conta Google é adicionada, armazenando-a separadamente dos dados do usuário. No entanto, essa configuração apresentava vulnerabilidades, então a companhia decidiu fechar essas lacunas com a nova atualização.

O novo sistema introduz um bloqueio que desativa todas as funções do dispositivo se o assistente de configuração for evitado ou se a autenticação falhar.

Isso significa que os ladrões enfrentarão uma mensagem persistente na tela de bloqueio, necessitando da senha anterior ou das credenciais da conta para qualquer uso significativo do aparelho.

Impacto na segurança do Android

A mudança destaca um dos esforços mais agressivos da Google em combater roubos, espelhando a abordagem do Bloqueio de Ativação da Apple. Com essa atualização, os usuários terão maior segurança de que seus dispositivos roubados serão inutilizáveis nas mãos de criminosos.

Considerando a vasta presença global do Android e sua vulnerabilidade a roubos, devido ao seu ecossistema aberto, essa medida será especialmente relevante.

A Google confirmou que o novo sistema de proteção será implementado ainda este ano, provavelmente como parte da atualização trimestral da plataforma Android 16.

Com essa atualização, a venda de dispositivos Android roubados se tornará inviável, desestimulando o roubo na fonte. A nova abordagem reforçará a segurança do sistema e oferecerá uma tranquilidade maior aos usuários em todo o mundo.

O post Google quer tornar roubo de smartphones Android uma missão impossível apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

10 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

10 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

10 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

10 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

10 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

10 horas ago