O portal Gov.br se tornou obrigatório e indispensável no Brasil. A plataforma foi criada para otimizar a experiência do cidadão brasileiro no que compete à resolução de demandas no âmbito federal. O resultado são os 130 milhões de usuários que o portal reúne hoje, o correspondente a 80% da população do país com mais de 18 anos de idade.
Os dados foram levantados pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A conta na plataforma Gov.br viabiliza o acesso a portais secundários como o Meu INSS, a Carteira de Trabalho Digital, a Receita Federal, Justiça Federal, entre tantos outros.
As contas do Gov.br são distribuídas em três níveis de segurança, entre bronze, prata e ouro. Cada uma delas dá acesso a determinados tipos de serviços. Hoje, a plataforma Gov.br oferece 4,9 mil serviços.
O sistema abrange desde carteiras digitais de trânsito/trabalho, a abono salarial, certificado de vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Portal do Empreendedor, e vários outros departamentos.
Neste ano, a plataforma Gov.br foi contemplada por diferentes perfis de usuários, sendo empreendedor, motorista, trabalhador e o mais recente, estudante. Hoje, 40 milhões dos usuários da plataforma têm conta nível prata ou ouro para acesso.
Ambas possibilitando o uso de serviços que exigem maior segurança, justamente com o propósito de evitar fraudes. É o caso do e-CAC da Receita Federal e do Valores a Receber do Banco Central.
Para alcançar o nível Prata, as possibilidades são as seguintes:
Para alcançar o nível Ouro, as possibilidades são as seguintes:
Quando tentar entrar no aplicativo ou site do INSS, você poderá escolher o login através da conta Gov.br. Ao usar esse acesso, o governo consegue identificar as atividades em serviço público e, futuramente, pode auxiliar, até mesmo, no caso de prova de vida.
Imagina entrar no sistema do Imposto de Renda e ter a declaração pré-preenchida? Seria super fácil, certo? Com a conta Gov.br isso pode acontecer.
O que poucas pessoas sabem é que a conta permite que o brasileiro assine documentos digitalmente. Afinal de contas, ela comprova que aquela pessoa é ela mesmo.
Para usar esse serviço, é necessário ter uma conta gov.br validada. Isso quer dizer que o sistema verificou a identidade da pessoa de diferentes formas para garantir que não houve fraude.
O post Gov.br se torna obrigatório no Brasil: siga esses passos para se cadastrar apareceu primeiro em FDR.
Uma técnica simples, ensinada por um técnico, promete devolver a pressão do chuveiro sem a…
Comprovantes de residência são essenciais para validar endereços, aceitando diversos documentos recentes. O post Até…
Amazon estreia a plataforma Haul, oferecendo produtos acessíveis para competir com Temu e Shein, com…
Airfryers smart estão sob suspeita de roubo de dados, expondo usuários a riscos. Entenda como…
Mais de 1 milhão de usuários já ativaram a função 'modo ladrão' no Brasil, visando…
Oportunidades Negócios, é um portal de vagas em Manaus. Assim, nossa equipe trabalha com cartas…