O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela oferta de uma série de benefícios previdenciários aos segurados. Desta vez, a autarquia informou que permite a antecipação da aposentadoria para um grupo seleto de cidadãos.
A aposentadoria é o recurso mais aclamado pelos segurados. O benefício tem como objetivo garantir uma renda mensal aos trabalhadores após uma longa carreira trabalhista, de modo que possam desfrutar de um período de descanso e lazer com segurança financeira.
Existem diferentes tipos de aposentadorias disponíveis, cada uma com requisitos específicos, como idade mínima e tempo de contribuição, e é importante conhecer as opções disponíveis para escolher a mais adequada às suas necessidades.
No entanto, é importante ressaltar que, nos últimos anos, a aposentadoria do INSS tem sofrido mudanças significativas em suas regras e benefícios, o que pode gerar dúvidas e incertezas nos trabalhadores.
Além disso, o sistema interno do INSS enfrenta alguns problemas que têm resultado no aumento excessivo da fila de espera pela aprovação de benefícios. O resultado tem sido atrasos na concessão da aposentadoria.
O que muitas pessoas não sabem, é que existe uma forma de driblar o sistema e antecipar a liberação da aposentadoria. Contudo, esta é uma alternativa que abrange um único modelo de benefício e está condicionada ao cumprimento de regras específicas.
Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLP) que dispõe sobre a nova aposentadoria especial por periculosidade. De autoria do senador Eduardo Braga, o texto regulamenta os critérios de acesso deste benefício.
Com a aprovação do PLP nº 245/2019, a aposentadoria especial por periculosidade ganha novos critérios de concessão direcionados exclusivamente aos segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). O grupo contemplado deve estar exposto à agentes nocivos à saúde ou em risco pelo perigo inerente à profissão.
A medida resolve uma pendência que provém desde a Reforma da Previdência em 2019. Agora, a proposta recebeu votos favoráveis de 66 senadores e nenhum voto contrário ou abstenção. Desta forma, o projeto sobre a aposentadoria especial por periculosidade, segue para apreciação na Câmara dos Deputados.
A proposta cria diferentes formatos de acesso e tempos de aposentadoria do INSS para quem efetua contribuições previdenciárias desde antes do dia 13 de novembro de 2019, data em que a Reforma da Previdência foi validada. O mesmo vale para os segurados que começaram a contribuir após esta data.
A princípio, existiam três alternativas para obter a aposentadoria especial por periculosidade dentro do sistema de pontos. Acontecia da seguinte forma:
Agora, não há mais sistema de pontos, embora as regras da idade mínima permaneçam, também com três possibilidades. Veja:
O post INSS permite antecipação da aposentadoria para novo grupo de segurados apareceu primeiro em FDR.
RH Personal abre processo seletivo para Operador de Máquina RH Personal abre processo seletivo para…
Grupo Emops abre processo seletivo de talentos em Manaus Grupo Emops abre processo seletivo de…
Buscando responder aos impactos na saúde mental e estética, Meta decide descontinuar os filtros a…
Trabalho emergente pode alcançar salários estratosféricos, segundo estudos recentes. O post Profissão que paga até…
Detetive Aaron Bond revela quatro sinais que podem indicar infidelidade, desvendando comportamentos suspeitos e padrões…
Simples e prática, essa dica pode trazer mais tranquilidade e segurança para o seu dia-a-dia.…