cronobiologiahorário das refeiçõesjantarNotíciasSaúde

Jantar mais cedo oferece diversos benefícios para a saúde, aponta estudo

A ciência destaca que respeitar os ritmos naturais do corpo é fundamental para o bem-estar, já que estudos recentes indicam que o horário das refeições pode influenciar de modo significativo a saúde.

A cronobiologia, ciência que estuda os ritmos biológicos e suas interações com a alimentação, sugere quatro refeições principais: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Além disso, jantar ao menos duas horas antes de dormir é recomendado para uma boa digestão. Especialistas apontam que refeições tardias podem acarretar hábitos alimentares desordenados.

Horário da janta interfere na qualidade do sono – Imagem: reprodução/Shane/Unsplash

Quais os benefícios de jantar mais cedo?

Um jantar mais cedo é capaz de reduzir riscos à saúde, inclusive de obesidade e diabetes tipo 2. Portanto, ajustar o horário dessa refeição é um passo importante para uma vida saudável; veja outras vantagens disso a seguir.

Prevenção de doenças crônicas

Estudos conduzidos na Espanha e na França revelaram que adultos que jantam após as 21h têm um risco 28% maior de doenças cerebrovasculares, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC ou o popular derrame). Os jantares mais tardios também estão ligados a maior colesterol e resistência à insulina.

Controle glicêmico e diabetes

A relação entre o horário da última refeição do dia e o diabetes tipo 2 foi investigada por pesquisadores do Instituto de Saúde Global, na Espanha, e da Universidade de Paris. Eles descobriram que jantar antes das 19h pode ajudar na prevenção da doença.

Escolhas alimentares para noites de verão

Além do horário, alguns pratos e alimentos são contraindicados para essa refeição por serem muito pesados e exigirem mais tempo e energia do organismo para efetuar a digestão. Por isso, é sugerido comer no jantar refeições mais leves, como:

  • Legumes frescos, como alface e tomate;

  • Nozes e alimentos ricos em triptofano e melatonina;

  • Ovos pela sua versatilidade;

  • Peixes como salmão e pescada;

  • Proteínas magras como frango e peru.

Além disso, consumir alimentos em porções moderadas ajuda a evitar a sensação de peso antes de dormir. Incorporar nutrientes como triptofano, zinco, magnésio e ômega 3 na dieta diária favorece a produção de serotonina, o que promove o relaxamento e o sono reparador.

Ajustar o horário das refeições e escolher alimentos adequados durante o verão são medidas simples que podem ter um impacto positivo na saúde. Desse modo, é possível desfrutar dos dias quentes com mais disposição e bem-estar.

O post Jantar mais cedo oferece diversos benefícios para a saúde, aponta estudo apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo