Lima faz parceria com Marinha e helicópteros combatem queimadas
Dois helicópteros da Marinha se juntaram às operações de combate às queimadas na região Metropolitana de Manaus, incrementando os esforços do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Equipados com bambi buckets capazes de despejar 300 litros de água por sobrevoo, essas aeronaves foram cedidas após um pedido do governador do estado, Wilson Lima.
As aeronaves da Marinha chegaram à sede do CBMAM no início da tarde desta sexta-feira (29/9).
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, em conjunto com o secretário de segurança, coronel Vinicius Almeida, apresentou aos pilotos da Marinha os pontos críticos de queimadas na região metropolitana, que serão as principais áreas de atuação dessa parceria.
O coronel Muniz destacou a eficácia desses equipamentos, especialmente em áreas de difícil acesso, e enfatizou que o foco inicial será reduzir as queimadas nos arredores de Manaus, visando a melhoria da qualidade do ar e a saúde da população.
Leia mais
Seca dos rios dificulta mais a vida no interior do Amazonas
Além da colaboração da Marinha, o secretário de Segurança informou que na próxima segunda-feira (02/10) outro helicóptero com um bambi bucket adicional chegará ao estado, vindo de Mato Grosso do Sul. Essa aeronave atuará em conjunto com as da Marinha do Brasil, iniciando suas operações na terça-feira (03/10).
A parceria entre as forças armadas e os órgãos estaduais fortalece os esforços para combater as queimadas que têm afetado a região.
Emergência no estado
O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou nesta sexta-feira (29/9) situação de emergência em 55 dos 61 municípios do interior afetados pela seca severa dos rios. A medida vale por 150 días.
A capital Manaus já entrou nessa situação em decreto do prefeito desta semana.
Lima anunciou ainda novas medidas por meio da operação Estiagem.
Entre as ações do governo estão a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários para os desastres, incluindo a compra inicial de 50 mil cestas básicas; flexibilização da licença para abertura de novos poços artesianos em áreas afetadas; aquisição e distribuição de kits alimentares para alunos em vulnerabilidade alimentar; amparo a produtores rurais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos; isenção do valor de R$ 1 do programa Prato Cheio nas cidades em emergência.
“Tem muita gente já com dificuldade para ter acesso a alimentos, segurança alimentar, água potável e outros insumos que são importantes. Temos dificuldades porque é exatamente por esse rio que chegam os insumos, a matéria prima para a Zona Franca de Manaus e também por onde saem os produtos acabados”, disse Lima.
Além disso, Lima criou o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, coordenado por ele e secretariado pela Defesa Civil.
Foto: Marinha do Brasil
O post Lima faz parceria com Marinha e helicópteros combatem queimadas apareceu primeiro em BNC Amazonas, o site de política!.