Limpar o nariz com papel higiênico pode ser mais PERIGOSO que parece
Quem nunca teve um resfriado ou uma alergia que causou um nariz escorrendo? Nesses momentos, muitas vezes recorremos ao que temos mais à mão para nos livrarmos do incômodo: o papel higiênico. Mas será que essa é uma prática segura?
Veja também: Vai acabar: estão dando adeus ao papel higiênico porque há um substituto
Segundo especialistas, o uso do papel higiênico para limpar o nariz pode ser mais prejudicial do que benéfico. Isso porque esse produto contém partículas de poeira que se soltam quando o rasgamos e podem ser inaladas, causando problemas respiratórios.
Os riscos do uso de papel higiênico para limpar o nariz
O papel higiênico é feito de papel tissue, um material que utiliza fibras recicladas da celulose da madeira. Essas fibras conferem ao papel higiênico propriedades como finura, leveza e absorção. No entanto, elas também fazem com que o papel libere partículas de poeira quando é cortado.
Isso porque essas partículas são tão pequenas que podem entrar no sistema respiratório e se acumular nos pulmões. Estudos realizados pela Procuradoria Federal do Consumidor (Profeco) e pelas autoridades de saúde da Espanha mostraram que essa exposição pode estar relacionada a doenças pulmonares como asma, rinite, alveolite e até fibrose pulmonar.
Alternativas mais saudáveis
Além dos riscos respiratórios, o papel higiênico também pode irritar e inflamar a pele do nariz, especialmente se for usado com frequência. Isso pode piorar os sintomas do corrimento nasal e aumentar as chances de infecção.
Por isso, os especialistas recomendam evitar o uso do papel higiênico para limpar o nariz e optar por alternativas mais saudáveis. Uma opção mais adequada para limpar o nariz é usar lenços de tecido, que são mais macios e não soltam poeira.
Entretanto, se você estiver com uma doença respiratória, é melhor usar lenços descartáveis, que evitam a propagação de germes. Lembre-se de jogá-los no lixo após usá-los.
Procure ajuda
Portanto, caso uma pessoa tenha qualquer sensação estranha, como coceira persistente, dor, vermelhidão ou secreção nasal anormal após o uso de papel higiênico no nariz, é fundamental procurar imediatamente a orientação de um médico. Os profissionais de saúde são capazes de avaliar a situação, diagnosticar possíveis problemas e fornecer o tratamento adequado, garantindo a saúde e o bem-estar do paciente.
O post Limpar o nariz com papel higiênico pode ser mais PERIGOSO que parece apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.