No cenário político atual, as jornadas de trabalho no Brasil estão em discussão, principalmente a escala 6×1, que tem sido alvo de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
O tema, que mobilizou parlamentares, busca ajustar as condições laborais. A mudança proposta visa uma redução no tempo de trabalho semanal e a implementação de novas escalas.
Além da 6×1, outras escalas, como 5×2, 4×4 e 12×36, são comuns no mercado. A escolha depende das atividades desempenhadas e da necessidade de continuidade dos serviços. Essas escalas, cada uma com suas características, estão dentro do que a CLT permite, respeitando compensação de horas e descanso semanal.
Foto: Shutterstock
A PEC, apresentada pela deputada Erika Hilton, do PSOL, sugere diminuir a jornada semanal para 36 horas. Essa proposta foi inspirada por Rick Azevedo, vereador do Rio de Janeiro.
A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, oferecendo uma escala 4×3, com quatro dias de trabalho e três de folga.
Escala 6×1
Escala 5×2
Escala 4×4
Escala 12×36
Como pode ser observado, as diversas escalas de trabalho visam adaptar as jornadas às necessidades dos setores e garantir os direitos trabalhistas.
As propostas de mudança na legislação pretendem melhorar tanto as condições de trabalho quanto a produtividade, oferecendo maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O post Mais tempo livre? Entenda as diferenças entre escalas 6×1, 5×2, 4×4 e 12×36 apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Academia Brasileira de Letras reconhece uma expressão em inglês como palavra oficial, refletindo mudanças no…
Descubra quais plantas, segundo crenças milenares, podem trazer fortuna e sorte para o ambiente do…
A cirurgia para mudar a cor dos olhos está em alta, mas especialistas alertam para…
Conheça 5 dicas para otimizar sua experiência com smartphones Android e explore suas funcionalidades. O…
A partir de 1º de dezembro de 2024, contas do Gmail inativas por mais de…
Renner - Assistente de Loja - Temporário\ SHOPPING PONTA NEGRA - Renner | Oportunidades em…