MP-AM pode investigar denúncias da eleição de conselheiros tutelares
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) informou nesta segunda (2) que recebeu denúncias de práticas ilegais na eleição de conselheiros tutelares, neste domingo, na capital Manaus e no interior do estado.
Conforme o órgão, as denúncias recebidas pela ouvidoria são sobre boca de urna, compra de votos, transporte irregular de eleitores, entre as principais.
A falta de informações sobre os locais de votação também foi alvo de muita reclamação do cidadão. Para o MP, essa falha põe em questão a acessibilidade e a clareza do processo.
Como consequência, o MP afirmou que essas possíveis irregularidades devem provocar investigações para garantir que a eleição tenha ocorrido com lisura no processo.
Leia mais
Confira quem foi eleito aos conselhos tutelares de Manaus
A ouvidora-geral e procuradora Jussara Pordeus afirmou que duas equipes que atuaram na eleição deram célere encaminhamento das denúncias aos membros do MP.
Segundo ela, a maioria delas é do município de Presidente Figueiredo, seguido de Iranduba e Manaus.
Boca de urna foi a principal denúncia, conforme a ouvidora.
De acordo com o procurador-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Nascimento Júnior, a prioridade é garantir que o processo eleitoral seja justo, transparente e livre de fraude.
“É essencial a cooperação entre instituições para garantir a eficácia da fiscalização do processo eleitoral, reforçando o compromisso do MP-AM com a democracia e a transparência nas eleições do conselho tutelar”.
Foto: Divulgação
O post MP-AM pode investigar denúncias da eleição de conselheiros tutelares apareceu primeiro em BNC Amazonas, o site de política!.