Algumas pessoas associam datas específicas ao azar, especialmente quando se trata de aniversários. É comum ouvir relatos de quem nasceu em uma sexta-feira 13, por exemplo, e acredita que essa data carrega uma energia negativa.
Embora muitos considerem essas associações simples superstições, a crença no azar em determinadas datas é antiga e atravessa culturas.
A sexta-feira 13 é a data azarada mais famosa do calendário ocidental. A origem dessa superstição é controversa, mas uma teoria aponta para a junção de dois elementos tradicionalmente vistos como negativos: o número 13 e a sexta-feira.
Na Bíblia, por exemplo, o número 13 ganhou má fama por ser o número de pessoas presentes na Última Ceia, com Judas, o traidor, ocupando essa posição na mesa.
Já a sexta-feira é associada à crucificação de Jesus Cristo, que teria ocorrido nesse dia da semana. O resultado dessa combinação de eventos históricos e religiosos foi a criação de uma data que muitos evitam, principalmente para eventos importantes, como casamentos ou até mesmo a celebração de aniversários.
Foto: Shutterstock
Outra data cercada por um simbolismo forte é o Dia de Finados, 2 de novembro. Embora essa seja uma data de reflexão e homenagem aos entes queridos que já partiram, para muitos, comemorar um aniversário neste dia pode trazer uma sensação de desconforto.
Isso ocorre porque o Dia de Finados está tradicionalmente ligado ao luto e à lembrança da morte, o que contrasta com a ideia de celebração associada ao aniversário.
Em algumas culturas, a morte é vista de maneira mais natural e até comemorativa, como no México, onde o “Día de los Muertos” acontece nos dias 1 e 2 de novembro, com festas coloridas em homenagem aos mortos.
Mesmo assim, para aqueles que não compartilham dessa perspectiva, o dia 2 de novembro pode parecer um momento inadequado para festividades, especialmente se o aniversário cair exatamente nessa data.
A sexta-feira 13 e o 2 de novembro não são as únicas datas consideradas azaradas. Em algumas culturas, outros números e dias da semana carregam significados semelhantes.
No Japão, o número 4 é associado à morte, pois sua pronúncia em japonês é muito semelhante à palavra que significa “morte”. Isso faz com que aniversários que coincidam com o dia 4 ou múltiplos dele sejam vistos com maus olhos por algumas pessoas mais supersticiosas.
Na Itália, o número 17 é considerado de azar. Essa crença vem de uma combinação linguística e histórica: na Roma Antiga, o número 17 em algarismos romanos (XVII) pode ser rearranjado para formar a palavra “VIXI”, que significa “vivi”, implicando a ideia de morte.
Como resultado, aniversários comemorados no dia 17 podem ser vistos com desconfiança pelos mais supersticiosos.
O post Não é só sexta-feira 13! Outras datas também têm má fama; veja quais apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Academia Brasileira de Letras reconhece uma expressão em inglês como palavra oficial, refletindo mudanças no…
Descubra quais plantas, segundo crenças milenares, podem trazer fortuna e sorte para o ambiente do…
A cirurgia para mudar a cor dos olhos está em alta, mas especialistas alertam para…
Conheça 5 dicas para otimizar sua experiência com smartphones Android e explore suas funcionalidades. O…
A partir de 1º de dezembro de 2024, contas do Gmail inativas por mais de…
Renner - Assistente de Loja - Temporário\ SHOPPING PONTA NEGRA - Renner | Oportunidades em…