Não é tudo igual: quais as diferenças entre fermento natural, biológico e químico?

O fermento é um ingrediente coringa na culinária, principalmente na panificação e na confeitaria. Sua principal função é fazer com que as massas cresçam, deixando-as leves e aeradas. Quem não quer um pão macio ou um bolo fofinho, não é mesmo?

Mas isso não é tudo. O ingrediente também pode ser usado para contribuir no sabor, aroma e textura dos alimentos. Contudo, antes de fazer sua aplicação, é preciso conhecer as diferenças entre o fermento biológico, químico e natural. Resumindo: fermento não é tudo igual!

Distinções entre os tipos de fermentos

Foto: Shutterstock

1. Fermento biológico

O fermento biológico é composto por microrganismos vivos, como leveduras, que produzem dióxido de carbono e etanol ao se alimentarem dos açúcares presentes na massa. Esse processo é conhecido como fermentação. Existem duas formas principais de fermento biológico: o seco e o fresco.


  • Fermento biológico seco:
    é mais concentrado e possui maior durabilidade. Antes de ser misturado à massa, precisa ser ativado com água morna. Sua aplicação mais comum é no preparo de pães e pizzas, uma vez que proporciona uma fermentação constante.
  • Fermento biológico fresco: tem uma textura úmida e deve ser conservado na geladeira. Assim como o seco, também precisa ser dissolvido em água antes do uso. É muito utilizado em receitas de pães artesanais e massas de longa fermentação, pois confere um sabor mais complexo.

2. Fermento químico

Por outro lado, o fermento químico, usualmente encontrado como fermento em pó, é uma mistura de bicarbonato de sódio e ácidos secos. Quando entra em contato com líquidos e calor, libera dióxido de carbono, criando bolhas na massa e fazendo-a crescer.

Ele é utilizado em receitas de bolos, muffins, panquecas e outras preparações que não requerem longos tempos de fermentação.


  • Fermento em pó: a aplicação mais comum do fermento químico é em bolos e cupcakes. Ele proporciona uma leveza imediata à massa, permitindo que cresça rapidamente durante o cozimento.

  • Bicarbonato de sódio: utilizado especialmente em receitas de biscoitos e pães rápidos, como o pão de soda irlandês. Ele reage com ácidos presentes na receita, como o iogurte, para produzir a fermentação.

3. Fermento natural

Além dos fermentos biológico e químico, existe o fermento natural, também conhecido como levain. Este é uma cultura de leveduras e bactérias naturais que fermenta a massa de forma lenta. Particularmente, é feito a partir da mistura de farinha e água, que é deixada fermentar por vários dias, o fermento natural confere um sabor único e uma textura especial aos pães, além de ser mais fácil de digerir.


  • Levain:
    a aplicação mais comum do fermento natural é no preparo de pães artesanais. O levain proporciona uma fermentação lenta e natural, resultando em pães com casca crocante e miolo macio e aerado, além de um sabor levemente ácido.

O post Não é tudo igual: quais as diferenças entre fermento natural, biológico e químico? apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

DB Está Recebendo Currículos Para Preencher Mais de 70 Vagas de Empregos

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

50 minutos ago

Classificados de Empregos Acrítica 18-10-24

Classificados de empregos Acrítica é uma ferramenta essencial para quem procura uma nova oportunidade de…

50 minutos ago

Vaga para candidatos: AUXILIAR DE PRODUÇÃO – TEMPERADOS

Vaga para candidatos: AUXILIAR DE PRODUÇÃO - TEMPERADOS  Principais atividades: Auxiliará na produção de temperados…

14 horas ago

Oportunidade Fogás: Desenhista Projetista Industrial (Manaus/Am)

Oportunidade Fogás: Desenhista Projetista Industrial (Manaus/Am) Requisitos: Formação Técnica completo em: edificações ou Mecânica; Experiência…

14 horas ago

Não ignore! Dor de garganta persistente pode indicar infecção grave

Dor de garganta pode ser um sinal de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia.…

14 horas ago

Como recuperar conta do Instagram após uma invasão? Veja soluções

Aprenda a recuperar sua conta do Instagram invadida com dicas simples e eficazes, protegendo suas…

15 horas ago