Não seja um alvo: códigos revelam se seu celular foi ou está hackeado
Hoje em dia, os celulares, mais do que nunca, se tornaram uma extensão do corpo do indivíduo, pois funciona como verdadeiros computadores que cabem na palma da mão. Com o avanço dos aparelhos e da indústria dos aplicativos, é possível realizar várias atividades. Por outro lado, o amplo uso também proporciona a alta no índice de golpes virtuais. É por isso que os códigos de vigilância são tão importantes.
Leia mais: Camfecting: como saber se o seu celular foi ou ESTÁ sendo espionado
Conforme informação divulgada em reportagem do Fantástico, da Rede Globo, os usuários brasileiros são os que mais sofrem com golpes envolvendo o roubo de dados. Os casos já atingiram mais de um milhão de vítimas e, geralmente, os internautas são atraídos por anúncios ou até mesmo optam por usar apps não oficiais que, quando são instalados, também hospedam códigos maliciosos que possibilitam a ação dos hackers.
Certamente, a prática fraudulenta já deve ter dado dores de cabeça em diversos internautas que tiveram as suas contas invadidas. Essa invasão se dá tanto em redes sociais quanto em bancos digitais. Muitas vezes, as pessoas nem mesmo sabem que tiveram o aparelho invadido e só vão se dar conta depois que o golpe aconteceu.
A boa notícia é que há uma forma de saber se o smartphone está sendo alvo dos hackers. Sim, por meio dos códigos que são empregados em dispositivos Android, segundo aponta o portal Informe Brasil. Confira!
Esses códigos podem revelar se seu celular está hackeado
Os códigos apresentados pelo site mencionado mostram sequências usadas para redirecionar chamadas recebidas de invasores. Por exemplo: um dos caracteres, o ##002#, é usado justamente para isso. Já o *#62#, serve para descobrir o destino de ligações, pois mostra a lista de todas as chamadas redirecionadas que não entraram em contato com você.
O código *#21# é usado para verificar algumas informações da operadora, especificamente se o encaminhamento de ligações está ativo na linha, isto é, se as chamadas e mensagens estão sendo desviadas. Por fim, o *#06# é uma forma de consultar o IMEI do seu celular. É importante ficar de olho nesta identificação, pois os hackers costumam mudar os dígitos. Ao comparar esse dado com a sequência que aparece na caixa do aparelho para notar que são diferentes, é possível chegar à conclusão de que é provável que o celular esteja sendo espionado.
O post Não seja um alvo: códigos revelam se seu celular foi ou está hackeado apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.