A Prova Nacional Docente (PND), criada pelo Ministério da Educação (MEC), será aplicada no segundo semestre deste ano como parte de um esforço para padronizar e aprimorar o processo de ingresso de professores na rede pública de ensino.
Conhecida como “Enem dos Professores“, a avaliação poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar em concursos públicos para a educação básica.
A proposta da PND não se limita apenas à seleção de novos docentes. O exame também servirá para orientar políticas de formação inicial e continuada, além de oferecer parâmetros para a autoavaliação dos candidatos.
A iniciativa faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações para a valorização da carreira docente e o incentivo à qualificação profissional.
A prova terá como referência as diretrizes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas), utilizado para avaliar a formação de futuros professores. A aplicação será conduzida pelo Inep e ocorrerá anualmente em todo o país.
Os participantes serão avaliados em duas frentes: uma prova teórica, com questões sobre formação docente e habilidades específicas da área de ensino, e uma parte prática, que poderá incluir análise de estágio supervisionado e outros critérios estabelecidos pelos estados e municípios.
A adesão à prova é voluntária, e os entes federativos interessados podem manifestar interesse até 17 de abril, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Os gestores de educação devem cadastrar os editais de seleção até 25 de junho.
Os resultados da PND poderão ser utilizados de acordo com os critérios definidos por cada estado e município, podendo compor o processo seletivo junto a outros instrumentos de avaliação, como prova prática ou análise de títulos.
O cronograma prevê a realização do exame em novembro de 2025, com inscrições entre 30 de junho e 11 de julho. O edital com as regras específicas ainda não foi divulgado pelo MEC.
Além de selecionar novos profissionais para a educação básica, o exame também pretende fornecer dados que possam orientar políticas públicas voltadas à formação inicial e continuada de docentes.
Com isso, o MEC busca não apenas aprimorar os processos de contratação, mas também elevar a qualidade do ensino nas redes municipais e estaduais.
O post O que é a Prova Nacional Docente e como ela pode impactar a educação pública? apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
EMPRESA MULTINACIONAL OPORTUNIDADE DE EMPREGO OPERADOR DE MÁQUINA I VEJA TAMBÉM: Centro Educacional Século está…
Centro Educacional Século Faça parte do nosso time! Vaga: COORDENADORA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO INFANTIL Descrição:…
Projeto de lei da senadora Damares Alves propõe penas mais duras para golpes digitais, incluindo…
Quem tem esses modelos deve ficar atento às mudanças, que se aproximam. O post Olhe…
Entenda como esse gesto considerado banal pode revelar sentimentos ocultos e influenciar suas interações diárias.…
Crescente interação nas redes sociais tem desfeito a linha tênue entre vida pessoal e profissional,…