Categories: Notícias

Oásis verde: 9 plantas lindas para quem tem pouco espaço em casa

A tendência de morar em espaços reduzidos está se tornando cada vez mais comum. Para os amantes das plantas, pode ser um desafio saber quais espécies se adaptam bem a cantinhos menores, com pouco sol e espaço limitado.

Veja também: Ih, vai para lá, chatice: 5 plantas afastam gente irritante da sua casa

Diante disso, o primeiro passo, segundo a arquiteta Ana Rozenblit, do Spaço Arquitetura, é escolher opções de fácil manutenção. Em seguida, pense fora da caixa. “Não necessariamente você precisa estar com o verde na varanda. Eu gosto muito de trabalhar com parede vertical, natural e com vasos, apostando em diferentes alturas”, comentou Ana em entrevista à revista Casa e Jardim. As outras falam também marcam presença na mesma revista.

9 plantas para cultivar em espaços pequenos:

1. Peperômia

Foto: Reprodução

Em primeiro lugar, para espaços com vasos pequenos, a paisagista Rayra Lira sugere a peperômia. “Elas podem enfeitar a mesa de trabalho de quem faz home office, as prateleiras e até mesmo o banheiro, em cima de uma pia”, disse à revista Casa e Jardim.

Ou seja, essa versatilidade se deve à facilidade de cuidado da peperômia. “Basta regar diariamente no verão e a cada dois dias nas outras estações. Evite locais com luz solar direta, pois nessas condições, suas folhas perdem a coloração”, explicou Rayra.

2. Jade

Foto: PastorG/Pixabay

A jade é perfeita para esquecidos, pois armazena água em suas folhas. “É uma planta versátil, que se adapta a climas quentes com sol ou locais mais sombreados. Pode decorar varandas ou móveis dentro de casa”, comentou Rayra.

No entanto, ela alerta para quem tem animais de estimação e crianças: “a jade é venenosa, portanto, não é aconselhável deixá-la ao alcance de cachorros, gatos e crianças”.

3. Suculentas

Foto: Reprodução

As suculentas são extremamente versáteis. “São ideais para quem gosta de ter plantas em casa, mas tem pouco tempo para cuidar. Com boa iluminação, as suculentas crescerão felizes e saudáveis”, explicou Rayra.

Além disso, os cuidados também são simples: atente-se para não molhar as flores, que podem cair. Faça uma rega generosa apenas uma vez por semana em dias quentes e a cada duas semanas em períodos frios.

4. Rosa de Pedra

Foto: Diego Delso / Wikipédia

A arquiteta Juliana Barros sugere a rosa de pedra para quem tem pouco tempo disponível. “Ela armazena água e tolera diferentes temperaturas, seja no verão ou inverno. É uma planta de baixa estatura, ideal para qualquer cantinho”, comenta. No entanto, assim como a Jade, é tóxica para animais de estimação e crianças.

5. Cactos

Foto: milivigerova/Pixabay

Compartilhando o posto de favoritos com as suculentas, os cactos são uma excelente escolha. “Originários de regiões áridas, eles são especialistas em sobrevivência e se adaptam a diversos ambientes”, disse Juliana à revista.

Por outro lado, quanto à rega, eles preferem ser regados abundantemente a cada 15 dias. Sobretudo, os cactos também gostam de locais ensolarados e arejados, mas podem se adaptar a qualquer cantinho da casa.

6. Bambu-da-Sorte

Foto: jeremyedwards/Getty Images Signature

O bambu-da-sorte, favorito de Juliana, é perfeito para os seguidores do Feng Shui. “Além de sua beleza, a filosofia oriental acredita que ele traz boa sorte. É uma planta ideal para apartamentos, com cuidados relativamente fáceis”, apontou.

Dessa forma, certifique-se de proporcionar luz indireta e manter o solo sempre úmido, sem exagerar na rega. Nesse sentido, como crescem verticalmente, é recomendável transplantá-los ou podá-los conforme necessário.

7. Dracena-Pau-d’Água

Foto: Wikimédia Commons

Já o Engenheiro Agrônomo, Eduardo Funari, da empresa Funari Paisagismo, sugere a dracena-pau-d’água, também conhecida como coqueiro-de-vênus. Desse modo, ele destaca a facilidade de crescimento dessa planta, basta colocar o tronco em um recipiente com água. Ela prospera em ambientes com pouca luz e requer rega a cada 15 dias.

8. Pleomele Verde

Foto: PictureThis

Conhecida como dracena, a pleomele verde tem a aparência de uma mini-árvore, cativando aqueles que buscam plantas únicas. “Seu caule é semilenhoso, e ela pode ser cultivada em vasos e locais com pouca luz. A rega deve ser feita uma vez por semana”, explicou Eduardo à Casa e Jardim.

9. Ficus Lyrata

Por fim, amplamente conhecida em projetos de arquitetura e paisagismo, a ficus lyrata não passa despercebida. Portanto, é ideal para ambientes internos, pois não exige muita luz e não tolera o frio (atenção ao ar condicionado). Já quanto à rega, mantenha-a úmida, regando três vezes por semana.

O post Oásis verde: 9 plantas lindas para quem tem pouco espaço em casa apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

12 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

12 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

12 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

12 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

12 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

12 horas ago