Quando as palavras falham, os emojis se destacam como uma alternativa no WhatsApp. Esses símbolos conseguem expressar felicidade, tristeza, surpresa e muito mais de forma prática. Mas você sabia que o uso de emojis e a comunicação nas redes sociais varia conforme a idade e o gênero dos usuários?
Segundo a pesquisadora Pérez Sabater, do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Politécnica de Valência, as imagens simbólicas usadas nas redes sociais estão relacionadas à faixa etária dos usuários.
Pessoas mais jovens tendem a usar mais GIFs e figurinhas para expressar suas emoções, enquanto adultos preferem os tradicionais emojis amarelos.
No que se refere ao gênero, as mulheres usam mais emojis do que os homens, que, por sua vez, preferem mensagens escritas. Assim, as maiores fãs dos emojis são as mulheres e as pessoas acima de 50 anos. Curioso, não?
Foto: Reprodução
Significado de emojis
Ao mesmo tempo em que os emojis são usados por pessoas mais velhas, os jovens parecem ter uma preferência por certos símbolos e atribuem significados que podem não parecer tão óbvios. Aqui estão alguns exemplos:
Rosto derretendo 🫠: usado para indicar situações desconfortáveis ou embaraçosas, este emoji pode também representar exaustão devido ao calor ou a sensação de estar “derretendo” de vergonha.
Fogo : além de indicar que algo é “quente” ou “incrível”, este emoji é muito utilizado em contextos de paquera, sugerindo que alguém é atraente ou que algo está “pegando fogo” no sentido de ser muito empolgante.
Rosto babando : usado para expressar desejo ou apetite, tanto em relação à comida quanto a algo ou alguém considerado muito atraente. Pode também indicar que algo é irresistível ou altamente desejável.
Caveira : embora possa parecer mórbido, este emoji também pode ser usado para indicar que algo é hilário ou que alguém está “morrendo de rir”. Ele também pode ser empregado para expressar exaustão.
Rosto maroto : este emoji é frequentemente utilizado para transmitir um tom de flerte ou insinuação.
Seja qual for o emoji que você notar nas conversas, para evitar mal-entendidos, é altamente recomendável sempre perguntar à pessoa o verdadeiro significado por trás dos símbolos. Isso garante uma comunicação clara e evita interpretações erradas que podem levar a confusões desnecessárias.