Os amantes de chá podem ter encontrado o elixir da longevidade. Pesquisas recentes sugerem que essa bebida, que só perde em popularidade para a água, oferece uma série de benefícios à saúde muito além da simples hidratação.
O chá, rico em antioxidantes, é capaz de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e melhorar a função imunológica. Um estudo de 2022 chamou a atenção para a relação entre o consumo regular de chá e uma redução significativa no risco de morte em uma década.
Mas o que faz dessa bebida milenar uma aliada tão poderosa na busca por uma vida mais longa e saudável? O segredo pode estar na combinação única de compostos químicos que ela oferece.
Xícara de chá pode ser mais saudável do que se imagina – Imagem: reprodução/MYKOLA OSMACHKO/Pexels
Os compostos presentes no chá, como a cafeína e a L-teanina, são conhecidos por melhorar o foco e reduzir o estresse. A cafeína do chá é liberada no organismo de forma mais gradual que a do café, o que proporciona uma energia contínua, em vez de um pico repentino.
Já a L-teanina, um aminoácido encontrado quase exclusivamente no chá, promove o relaxamento e aumenta o desempenho cognitivo, além de potencializar a concentração, favorecer a memória e proteger contra doenças crônicas.
Embora seja um diurético leve, o chá ainda contribui para a hidratação eficaz do corpo, um processo essencial para o funcionamento saudável do coração, músculos, sistema digestivo e a eliminação de toxinas.
Emma Beckett, cientista na área de nutrição da Universidade de Newcastle, Austrália, destaca a importância da movimentação da água pelo corpo, pois isso equilibra os sais e remove impurezas, o que torna o chá uma excelente opção para se manter hidratado.
O chá é uma fonte rica em flavonoides e catequinas, antioxidantes conhecidos por reduzir inflamações e diminuir os riscos de doenças crônicas. O chá verde, em particular, é famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Chás como o preto e o verde ainda possuem compostos que apoiam o microbioma intestinal, ao promover o crescimento de bactérias benéficas. Tal interação sinérgica entre os diferentes compostos do chá é o que maximiza seus benefícios à saúde.
Portanto, enquanto os cientistas continuam a desvendar os mistérios por trás dos benefícios do chá, uma coisa é clara: uma xícara de chá pode ser uma deliciosa aliada na busca por saúde e longevidade.
O post Pessoas que bebem chá tendem a viver mais, segundo a ciência apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Guardar alho no lugar certo preserva o sabor e evita o apodrecimento precoce. O post…
Gramática normativa explica como pluralizar o termo sem erros. O post “Segundas-feiras” ou “segunda-feiras”? Veja…
Gratidão e comunicação cuidadosa são essenciais para construir relacionamentos saudáveis. O post Ingratidão tem linguagem…
Fios da banana são nutritivos e ajudam na saúde intestinal. O post ‘Fios’ da banana…
Auxiliar de Produção O post Steck da Amazônia Abre Vagas de Empregos para Operador(a), Técnico(a),…
Sonoridade dos nomes influencia emoções, destacando preferências universais. O post O seu nome soa bonito?…