Picolé de ração: faça esta receita para salvar seus pets do calor extremo
O verão está chegando e com ele as altas temperaturas que podem afetar a saúde e o bem-estar dos nossos animais de estimação. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar que eles sofram com o calor excessivo, que pode causar desde desidratação até problemas mais graves, como desmaios e convulsões.
Veja também: Onda de calor: 10 dicas para se proteger das altas temperaturas no Brasil
Diante disso, uma das formas de prevenir esses problemas é garantir que os pets tenham acesso à água fresca e limpa durante todo o dia. Além disso, é preciso oferecer um ambiente fresco, ventilado e com sombra para eles descansarem.
Sobretudo, evitar passeios nos horários mais quentes do dia e verificar a temperatura do chão antes de sair também são medidas essenciais para proteger as patas dos animais, que podem se queimar com o asfalto ou a terra quente.
Mas além desses cuidados básicos, que tal tornar o verão mais divertido e saboroso para os seus pets? Confira a seguir:
Sinais de que o animal está com calor
Um dos primeiros sinais de que seu pet está sentindo o calor é a respiração ofegante, acompanhada de hipersalivação e pele quente ao toque. Ignorar esses sintomas pode levar seu animal de estimação a um estado preocupante, caracterizado por cansaço, fraqueza e indisposição.
Em casos extremos, a hospitalização pode ser necessária. Portanto, é fundamental que os tutores estejam atentos à desidratação, pois é nesse ponto que os problemas começam.
Onda de calor: dicas para manter os pets hidratados
Segundo Halina Medina, médica veterinária e fundadora do portal Tudo Sobre Cachorros, algumas dicas para evitar a desidratação são: “agora com essa onda de calor, muita gente pode ser pega desprevenida. Distribua potes de água pela casa, assim facilita o acesso e o cão acaba se hidratando mais. Para cães que vivem do lado de fora da casa, garanta que ele tenha espaço fresco, ventilado e com sombra”, recomendou em entrevista ao jornal O Globo.
Picolé de ração: solução criativa e refrescante
A desidratação é um problema comum durante o verão, afetando tanto seres humanos quanto animais. Uma estratégia eficaz para evitá-la é oferecer água de várias maneiras.
Surpreendentemente, uma opção criativa é congelar a ração ou o suco de frutas que seu pet pode consumir, transformando-os em uma espécie de picolé. Outra alternativa é proporcionar sachês com um pouco mais de água para os filhotes, criando uma sopa refrescante.
Atenção aos problemas de saúde dos seus pets
Além disso, o calor excessivo pode agravar problemas de saúde preexistentes em cães e gatos, especialmente aqueles com focinho achatado, idade avançada ou condições médicas como doenças cardíacas e respiratórias. Portanto, manter um ambiente bem ventilado e garantir a hidratação adequada é de suma importância.
Passeio mais seguro
Para evitar queimaduras nas patas de seus animais de estimação, evite passeios em horários de calor intenso, como antes das 9h e depois das 17h. A melhor maneira de verificar se está seguro para seu pet é simples: coloque a palma da mão no chão. Se estiver quente demais para você, estará quente demais para seu amigo de quatro patas.
Assim, lembre-se de que não são apenas cães e gatos que precisam de atenção durante o calor. Animais de estimação como pássaros, hamsters e porquinhos-da-índia também são vulneráveis ao calor excessivo.
Dessa forma, certifique-se de proteger suas gaiolas da luz direta do sol, trocar a água regularmente e até adicionar cubos de gelo para mantê-los frescos.
Cuidados e medidas importantes
Com cuidados adequados e medidas preventivas, podemos garantir que nossos animais de estimação enfrentem o calor com segurança e conforto, aproveitando ao máximo a temporada de verão. Portanto, mantenha-se atento aos sinais de calor excessivo e cuide do bem-estar de seus companheiros de quatro patas neste verão.
O post Picolé de ração: faça esta receita para salvar seus pets do calor extremo apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.