abono pis/paseppis pasep 2024PIS/PASEPRenda

PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados

pis pasep

O PIS/PASEP é um direito de todo o trabalhador com carteira assinada ou servidor público, o pagamento é feito sempre no ano seguinte. Saque do PIS/PASEP 2024 segue um calendário criado pelos bancos responsáveis e o valor depende de um importante ponto; veja qual é ele.

PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados
PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados (Imagem FDR)

Todos os anos os profissionais que trabalharam com carteira assinada têm direito ao saque do PIS/PASEP. O valor funciona como uma espécie de 14º salário para os profissionais, pois, esse saque não substitui o 13º.

O Programa de Integração Social (PIS) é pago àqueles que trabalharam com carteira assinada no ano anterior. Enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é pago aos servidores públicos.

Qual o valor do PIS/PASEP 2024?

O pagamento é feito sempre de acordo com o salário-mínimo vigente no ano de pagamento; ou seja, é necessário aguardar a definição de fato de quanto será o mínimo em 2024.

O Governo Federal já confirmou a mudança no cálculo do valor do salário-mínimo e assinalou qual deve ser esse valor.

É importante que o trabalhador saiba que o pagamento do PIS/PASEP é proporcional aos meses trabalhados.

Por exemplo, supondo que o salário fosse mantido nos atuais R$ 1.302, se um profissional trabalhou em 2022 por apenas 4 meses, ele receberia R$ 434,00 de abono.

No caso do PIS, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O PASEP é pago pelo Banco do Brasil segundo o final da inscrição.

Os calendários de pagamento do próximo ano ainda não foram divulgados pelos bancos. Mas, em geral, o valor fica disponível até o último mês de cada ano. Caso não seja sacado, retorna ao  Tesouro Nacional.

Poderão receber o abono:

  • Trabalhador cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
  • Quem trabalhou para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • Quem recebeu até 2 salários-mínimos mensais;
  • Trabalhou por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não
  • Teve seus dados informados pelo empregador.
Jamille Novaes

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.

O post PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados apareceu primeiro em FDR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo