Por que queijo mofado não faz mal? Entenda a mágica por trás deste mistério

Queijo gorgonzola e roquefort causam repulsa em muitas pessoas por conta do mofo. Afinal, se comer algo mofado faz mal à saúde, por que não acontece o mesmo com esses queijos? A resposta é simples: os fungos usados não são prejudiciais.

Entre milhões de espécies, apenas algumas são nocivas aos humanos. No caso dos queijos, os fungos são cuidadosamente inseridos no processo de fabricação para garantir a segurança e o sabor. O processo é feito de forma a manter a boa qualidade do alimento para consumo.

O segredo do mofo seguro

Foto: Shutterstock

Resumidamente, os queijos mofados se dividem em duas categorias principais: os de mofo azul, como stilton, roquefort e gorgonzola, e os de mofo branco, como o brie e o camembert.

Para os de mofo azul, o fungo Penicillium roqueforti é misturado à coalhada. Com isso, os micro-organismos se desenvolvem até chegarem à cor azul, dando ao queijo um sabor forte e marcante.

No caso dos queijos de mofo branco, utiliza-se o fungo Penicillium camemberti. Esse fungo é adicionado na fase final da fabricação, envolvendo o queijo e criando uma casca mais dura.

Os fungos nos queijos são o que o tornam únicos. Conforme Heather Hallen-Adams, microbióloga da Universidade de Nebraska-Lincoln, “os fungos secretam enzimas digestivas em seu ambiente, decompõem as substâncias em ácidos graxos simples, aminoácidos e carboidratos, que depois são absorvidos”.

Diferença entre mofo seguro e prejudicial

A diferença entre os fungos utilizados nos queijos e os que crescem de maneira indesejada em outros alimentos é significativa. Enquanto os primeiros são selecionados por não serem prejudiciais, os segundos podem causar danos à saúde.

Richard Fuchs, da Universidade de Greenwich, em entrevista ao Daily Mail Online, explica que alimentos com consistência mole ou líquida com mofo podem ser perigosos, especialmente para alérgicos a fungos.

É contextualizado que eles podem produzir micotoxinas, compostos tóxicos que podem enfraquecer o sistema imunológico e causar doenças graves.

Queijos mofados versus outros alimentos

Apesar de queijos como gorgonzola e brie serem seguros, o mesmo não se aplica a outros queijos que apresentam mofo indesejado.

Se você encontrar mofo azul em um queijo cheddar ou muçarela, ele pode ser prejudicial. Nesses casos, o ideal é evitar o consumo. Outros fungos, como o aspergillus flavus, podem proliferar e ser extremamente nocivos.

Nesse contexto, Fuchs salienta que alimentos mofados não devem ser consumidos por crianças, grávidas, idosos ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A prudência é sempre o melhor caminho nesses casos.

Então, como garantir que o consumo de queijo mofado seja seguro? Conheça os queijos que podem ser consumidos com mofo seguro e evite os que apresentam mofo indesejado.

E lembre-se: se houver dúvidas sobre a segurança de um alimento, é sempre melhor errar pelo lado da cautela e não o consumir.

O post Por que queijo mofado não faz mal? Entenda a mágica por trás deste mistério apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Vaga para candidatos: AUXILIAR DE PRODUÇÃO – TEMPERADOS

Vaga para candidatos: AUXILIAR DE PRODUÇÃO - TEMPERADOS  Principais atividades: Auxiliará na produção de temperados…

12 horas ago

Oportunidade Fogás: Desenhista Projetista Industrial (Manaus/Am)

Oportunidade Fogás: Desenhista Projetista Industrial (Manaus/Am) Requisitos: Formação Técnica completo em: edificações ou Mecânica; Experiência…

12 horas ago

Não ignore! Dor de garganta persistente pode indicar infecção grave

Dor de garganta pode ser um sinal de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia.…

12 horas ago

Como recuperar conta do Instagram após uma invasão? Veja soluções

Aprenda a recuperar sua conta do Instagram invadida com dicas simples e eficazes, protegendo suas…

12 horas ago

Quanto cada partido recebe do Fundo de Campanha? TSE divulga valores

TSE revela os montantes destinados aos partidos políticos, totalizando mais de R$ 4,9 bilhões, conforme…

12 horas ago

Heinz inova com armazenamento de latas; saiba o jeito certo de guardar

Consumidores são incentivados a armazenar latas de cabeça para baixo para melhorar a eficiência no…

12 horas ago