Você sabia que tem uma “bolha de espaço” ao seu redor? E você sabia que outras pessoas também têm uma “bolha de espaço”?
Quando as pessoas estão conversando com outra pessoa, elas geralmente gostam de ter uma pequena bolha de espaço ao seu redor. Essa pequena bolha de espaço se estende por um ou dois ou até três pés ao redor de nossos corpos. Tendemos a ver isso como nosso espaço pessoal, mesmo que nunca pensemos nisso.
Se invadirmos muito perto do espaço pessoal de outra pessoa antes que ela esteja pronta para estar perto de nós, ela se sentirá muito desconfortável. E se alguém se aproximar muito fisicamente de nós durante uma conversa, também podemos nos sentir desconfortáveis com eles.
Algumas pessoas julgam mal o quão perto devem se sentar ou ficar de pé quando estão conversando com estranhos ou conhecidos, e podem acabar causando uma má impressão nos outros porque chegam muito perto ou ficam muito longe. Se alguém que você não conhece muito bem começa a se aproximar demais de você ou toca em você, você pode dar um passo para trás.
Se você não conhece as regras da bolha de espaço, pode fazer outra pessoa se sentir desconfortável por ficar muito perto ou tocá-la quando ela não quer ser tocada por você.
Gostamos de manter nossa bolha espacial como um espaço pessoal para nós mesmos e para aqueles que estão mais próximos de nós. Gostamos quando nossos entes queridos, nossa família, nossos filhos, nossos entes queridos se aproximam fisicamente de nós. No entanto, se um total estranho insistir em entrar em nosso espaço pessoal e ficar a poucos centímetros de distância, podemos nos sentir alarmados e desconfortáveis.
Quase a única vez que permitimos voluntariamente um estranho em nosso espaço pessoal é quando precisamos de tratamento médico, ou quando não podemos impedi-lo, como quando estamos em um ônibus ou elevador lotado. Também permitimos que as pessoas se aproximem de nós quando sentimos uma atração muito forte por elas.
O tamanho da bolha espacial que gostamos de ter ao nosso redor e a quantidade de toques que permitimos podem ser complicados.
Não há regras cortadas e secas. Pessoas de diferentes origens familiares e culturas diferentes geralmente têm preferências diferentes sobre o tamanho de sua bolha espacial.
As pessoas de origem britânica tendem a ser mais formais e reservadas com estranhos e conhecidos do que os norte-americanos. Se você se dirigir a um inglês pelo primeiro nome sem permissão, ele pode achar que você está muito familiarizado com ele. Os ingleses geralmente se sentirão desconfortáveis se você ficar perto deles enquanto fala e se afastarão para uma distância que lhes convier melhor.
As pessoas de origem britânica muitas vezes querem ficar bem longe de seus parceiros de conversa ao conversarem, e provavelmente não se envolverão em muitos contatos públicos com pessoas que não conhecem.
Por outro lado, as pessoas de países da América Central e do Sul costumam ficar extremamente perto de você enquanto falam e podem se sentir ofendidas se você se afastar. Os homens desses países se sentem à vontade para se abraçarem em público, enquanto a maioria dos homens de origem britânica ou norte-americana quase nunca o faz.
As pessoas da China e do Japão são geralmente muito mais reservadas e ficam consideravelmente mais distantes da outra pessoa com quem estão conversando.
O tamanho da bolha espacial que tentamos criar ao nosso redor também mudará de acordo com as circunstâncias.
Quando estamos no metrô na hora do rush, toleramos estranhos se pressionando contra nós de uma maneira que não aceitaríamos de alguém em uma reunião de negócios.
Quando conhecemos alguém novo, é provável que não fiquemos na zona de espaço privado um do outro, a menos que ambos sintamos uma forte atração sexual. Quando as pessoas estão bêbadas, elas toleram muita proximidade física com estranhos que podem não aceitar quando estão sóbrias.
Quando estiver conversando com as pessoas, respeite o limite de espaço que seus parceiros de conversa desejam ter ao seu redor.
Se você achar que outras pessoas continuam se afastando quando você está perto delas, isso não significa necessariamente que elas não gostam de você. Pode significar que você está invadindo o território que eles consideram seu espaço pessoal.
Se você perceber isso acontecendo, eles provavelmente vão gostar de ter um pouco mais de espaço. Não se aproxime fisicamente deles até conhecê-los melhor e eles parecerem mais dispostos a se aproximar de você.
Quando as pessoas gostam muito de você e gostam muito de você, elas geralmente sinalizam isso sorrindo muito para você, aproximando-se de você e tocando em você. Se eles não sentirem que este é o momento ou o lugar certo para estar perto, eles recuarão um pouco.
Você pode sutilmente participar da negociação da distância ideal aproximando-se e recuando levemente até que ambos pareçam confortáveis. Assim, você criará uma impressão melhor sobre eles.
Postado : por Royane Real
Uma técnica simples, ensinada por um técnico, promete devolver a pressão do chuveiro sem a…
Comprovantes de residência são essenciais para validar endereços, aceitando diversos documentos recentes. O post Até…
Amazon estreia a plataforma Haul, oferecendo produtos acessíveis para competir com Temu e Shein, com…
Airfryers smart estão sob suspeita de roubo de dados, expondo usuários a riscos. Entenda como…
Mais de 1 milhão de usuários já ativaram a função 'modo ladrão' no Brasil, visando…
Oportunidades Negócios, é um portal de vagas em Manaus. Assim, nossa equipe trabalha com cartas…