A ação que discute a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode voltar a ser julgada em breve pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Kassio Nunes Marques, que havia pedido vista em abril, liberou o processo para discussão.
Leia mais: Governo pode liberar saque extraordinário do FGTS em 2023?
Até a suspensão da análise, dois ministros haviam se posicionado de forma favorável à correção dos valores do fundo ser a mesma da caderneta da poupança. Apesar da liberação, o julgamento ainda não tem data marcada.
O FGTS é atualmente corrigido por uma taxa de 3% ao ano, mais a Taxa Referencial (TR), que por muito tempo ficou próxima de zero. A ação argumenta que o percentual não é suficiente para repor as perdas com a inflação, que acumulou alta de 3,07% no ano e de 3,99% nos últimos 12 meses, o que gera perdas para os trabalhadores.
A ideia é substituir a fórmula atual por um índice capaz de prever a variação inflacionária, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O pedido da troca foi acolhido de forma parcial pelo relator da ação, o ministro Luís Roberto Barroso, que não reconhece inconstitucionalidade no uso da TR, nem motivo constitucional para atrelar a correção do FGTS à inflação.
No entanto, como o fundo é semelhante a uma poupança compulsória do trabalhador, Barroso entende que sua correção não deve ficar abaixo dos juros da caderneta. O mesmo entendimento foi acompanhado por André Mendonça.
O relator também defende que a decisão não tenha caráter retroativo, ou seja, passe a valer apenas a partir do julgamento. Esse ponto causa muita polêmica, já que os cotistas esperam receber a reposição das perdas registradas nos últimos anos.
O post Revisão do FGTS: Nunes Marques autoriza julgamento da correção no STF apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.
Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…
Oportunidades Negócios, é um portal de vagas em Manaus. Assim, nossa equipe trabalha com cartas…
Oportunidades Negócios, é um portal de vagas em Manaus. Assim, nossa equipe trabalha com cartas…
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio da Comissão Permanente de Concursos…
Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…
CETEM – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, através da Comissão Permanente de Concursos (Copec),…