Seca nos rios derruba arrecadação de ICMS no Amazonas
A severa estiagem que atinge a região não deverá deixar terra arrasada apenas na paisagem e na vida animal da região.
A economia e a máquina pública do governo também sofrerão, imediamente, os efeitos da mudança extrema do clima na Amazônia.
Ontem, o governador Wilson Lima (União) recebeu informação de sua equipe econômica de que a arrecadação do Estado, em ICMS, começou a cair.
A causa, explicaram técnicos da Sefaz, foi a queda na venda de combustíveis em decorrência da vazante que praticamente parou o transporte fluvial para a maioria dos municípios.
O problema é que é da venda de gasolina e diesel que sai grande parte da receita que compõe o orçamento do Amazonas, que este ano já havia perdido mais de R$ 1 bilhão.
Cenário pode ser ainda pior
A informação foi dada pelo governador Wilson Lima em coletiva de imprensa para anunciar o envio de mais gente e viaturas para combater incêndios florestais em Autazes (AM). Contudo, ele disse ainda não ter os dados completos.
Leia mais
Ordem agora é prender e multar quem faz queimadas no Amazonas
Mas a perda de receita não deve ficar apenas na queda da venda de combustíveis. O governador prevê um impacto ainda maior na economia do Estado.
Assim sendo, ele prevê, por exemplo, recuo nas atividades do comércio e da indústria como consequência da vazante dos rios.
Nesse caso, Wilson cita o transporte fluvial de cargas. Com a baixa profundidade dos rios, navios de grandes calados, informou, já estão suspendendo viagens.
Ontem, reportagem do BNC mostrou o tamanho desse problema. Imediatamente, ele deverá atingir as entregas de bens do Polo Industrial de Manaus para a black friday, umas das principais agendas de vendas anunais do PIM.
Leia mais
Foto: Ronaldo Siqueira/Especial para o BNC
O post Seca nos rios derruba arrecadação de ICMS no Amazonas apareceu primeiro em BNC Amazonas, o site de política!.