Sua casa está cheia de lagartixas? Calma, motivo pode ser bom

Se você costuma observar lagartixas dentro de casa com frequência, não precisa se preocupar e muito menos eliminá-las.
De acordo com especialistas, esses pequenos répteis são mais do que visitantes inofensivos: eles são verdadeiros aliados naturais no controle de pragas urbanas e um indicativo de que o ambiente está saudável e propício à vida.
Por que lagartixas aparecem nas residências?

Foto: Shutterstock
A espécie mais comum nas casas brasileiras é a lagartixa-de-parede (Hemidactylus mabouia). Sua presença está relacionada a três fatores principais:
- Busca por alimento: lagartixas se alimentam de insetos como mosquitos, traças, baratas, aranhas e até escorpiões, ou seja, atuam como um inseticida natural.
- Temperatura ideal: por serem ectotérmicas, elas preferem locais quentes, onde conseguem regular a própria temperatura corporal.
- Abrigos seguros: frestas, tetos e cantos escuros próximos a fontes de luz são ideais para esses animais, que caçam principalmente à noite.
Segundo o herpetólogo Miguel Trefaut Rodrigues, da USP, as lagartixas escolhem locais onde há farta disponibilidade de presas, o que explica sua preferência por ambientes urbanos iluminados.
Lagartixas fazem mal à saúde?
Não. Lagartixas não são venenosas, não transmitem doenças e evitam qualquer contato com humanos. Embora muitas pessoas se assustem com sua aparência, esses répteis desempenham um papel ecológico essencial dentro das casas.
Ou seja, elas controlam insetos indesejados e ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema doméstico de forma silenciosa.
A menos que estejam em locais específicos onde sua presença seja indesejada, não há motivos reais para afastá-las. No entanto, se você deseja reduzir a presença de lagartixas, algumas medidas preventivas podem ajudar.
- Evite acúmulo de insetos mantendo o lixo fechado, não deixando restos de comida e evitando luzes acesas por longos períodos.
- Vede frestas, rachaduras e buracos nas paredes ou janelas.
- Controle a umidade e remova locais que possam servir de abrigo e fonte de alimento.
Se o ambiente não oferecer condições favoráveis, elas naturalmente procurarão outro local para viver.
Ter lagartixas em casa é bom ou ruim?
A presença de lagartixas na sua casa é um indicativo de que há alimento e abrigo disponíveis e, por consequência, insetos indesejados por perto.
Considerando seu comportamento pacífico e o papel ecológico positivo que exercem, é seguro dizer que lagartixas são visitantes bem-vindos. A ciência reforça: esses répteis são, na verdade, pequenos guardiões naturais contra pragas.
O post Sua casa está cheia de lagartixas? Calma, motivo pode ser bom apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.



