cientistascovid-19Destaque SecundarioDrew WeissmanKatalin KarikómRnanobel de medicina

Trabalho contra covid premia cientistas com Nobel de Medicina

Trabalho contra covid premia cientistas com Nobel de Medicina

As pesquisas sobre RNA mensageiro (mRNA) premiou hoje (2) a bioquímica húngara Katalin Karikó e o pesquisador norte-americano Drew Weissman com porêmio Nobel de Medicina.

O trabalho foi fundamental para o desenvolvimento das vacinas contra covid-19 (coronavírus).

Conforme anunciou Rickard Sandberg, membro da Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska:

O Prêmio Nobel deste ano reconhece a descoberta científica básica que mudou fundamentalmente nossa compreensão de como o mRNA interage com o sistema imunológico e teve um grande impacto na sociedade durante a recente pandemia.

De acordo com informação do Correio Braziliense, o estudo publicado pelos cientistas sobre modificações na base de nucleosídeos permitiu o desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro durante a pandemia.

Assim, os cientistas ganhadores do Nobel de Medicina publicaram os resultados relacionados aos mRNA em um artigo no ano de 2005 que recebeu pouca atenção na época.

Desse modo, as pesquisas sobre a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) eram feitas a mais de 30 anos, mas a aplicação desse método por meio de vacinas parecia distante.

Contudo, com a chegada da pandemia da covid-19 o investimento e a demanda para a produção das vacinas aumentou.

Comi isso, foi possível que os primeiros imunizantes com essa tecnologia inovadora fossem aprovados e aplicados em larga escala.

Assim como também houve o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, com imunizantes sendo feitos em menos de um ano.

Os pesquisadores descobriram que o RNA mensageiro com base modificada poderia ser usado para bloquear a ativação de reações inflamatórias. E, assim, aumentar a produção de proteínas quando é entregue às células.

Além disso, a bioquímica húngara e o pesquisador norte-americano viram que algumas modificações básicas na estrutura do mRNA poderiam deixá-lo menos inflamatório.

Dessa maneira, a descoberta, feita em 1997, foi usada para a criação da vacina contra a covid-19.

Leia mais no Correio Braziliense.

Leia mais

Presidente da CPI ironiza Nobel de Medicina sem defensor da cloroquina

Foto: reprodução/youtube

O post Trabalho contra covid premia cientistas com Nobel de Medicina apareceu primeiro em BNC Amazonas, o site de política!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo