NotíciasUncategorizedVagasVagas AbertasVagas de emprego

Trabalho temporário: agência prevê 50 mil vagas para segundo semestre de 2024

Envie seu Currículo!

Trabalho temporário: agência prevê 50 mil vagas para segundo semestre de 2024

A agência de trabalho temporário WE CAN BR estima que deverá oferecer mais de 50 mil vagas neste segundo semestre. Impulsionadas pelo final do ano, época de maior contratação de profissionais temporários, as oportunidades serão para setores como varejo, indústria, logística e saúde, e para empresas de diferentes estados brasileiros. Os interessados em participar dos processos seletivos já podem se cadastrar gratuitamente pelo site www.wecanbr.com.br.

No País, estima-se que 565 mil vagas temporárias serão criadas apenas no último trimestre do ano, um aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Esse crescimento é impulsionado por uma perspectiva econômica favorável e pela demanda crescente em setores como varejo, logística e e-commerce, que tradicionalmente contratam mais temporários para atender ao aumento nas vendas durante as festas de final de ano. A entidade também avalia que o primeiro semestre deste ano foi positivo, com elevação de 25% nas contratações temporárias em comparação com o ano passado.

O trabalho temporário pode levar ao trabalho fixo. A taxa de efetivação dos trabalhadores temporários no Brasil geralmente varia entre 15% e 25%, dependendo do setor e do período do ano. No final de 2023, a taxa de efetivação estava em torno de 22%, o que demonstra uma estabilidade em relação aos anos anteriores. A taxa é influenciada por vários fatores, como desempenho do trabalhador temporário, a cultura da empresa e as necessidades específicas de contratação da empresa no momento.

“Os profissionais temporários que demonstram um bom desempenho, adaptam-se bem à cultura da empresa e mostram comprometimento têm maiores chances de serem efetivados”, destaca Lucas Santos, CEO da WE CAN BR.

A efetivação não só beneficia os trabalhadores, proporcionando estabilidade e continuidade no emprego, mas também as empresas, que podem reter talentos que já estão familiarizados com suas operações e a cultura da empresa.

As contratações temporárias são regidas pela Lei 6.019/74, que estabelece condições específicas para esse tipo de trabalho, incluindo a possibilidade de prorrogação do contrato por até nove meses, desde que dentro dos critérios estabelecidos pela legislação. Esta modalidade tem sido uma solução eficiente para empresas que precisam ajustar seu quadro de funcionários rapidamente, seja para atender picos de produção ou substituir colaboradores permanentes em licença.

As vantagens do trabalho temporário incluem a agilidade na contratação e a possibilidade de as empresas avaliarem o desempenho dos profissionais no dia a dia, o que pode levar a contratações permanentes futuras. Além disso, os trabalhadores temporários têm direitos semelhantes aos dos trabalhadores com contrato permanente, como FGTS, INSS, férias proporcionais e 13º salário.

Com informações Vicente Reis Medeiros

Botão Voltar ao topo