Veja quais aplicativos mais gastam internet e como economizar no uso diário

Com o avanço da conectividade, a quantidade de dados consumidos por aplicativos aumentou significativamente. Redes sociais, plataformas de streaming e mensageiros instantâneos estão entre os principais responsáveis pelo uso intensivo da internet, tornando essencial contar com uma conexão estável para garantir a melhor experiência.

Enquanto redes Wi-Fi são a escolha ideal para navegação sem limites, usuários que dependem de dados móveis precisam ter um controle maior do consumo para evitar surpresas na conta ou a redução da velocidade após o fim da franquia.

Quais aplicativos mais gastam internet?

Quanto maior a resolução, mais internet os streamings consomem. Vídeos em 4K podem gastar até 7 GB por hora. (Foto: prathan chorruangsak/Canva Pro)

Os aplicativos que mais consomem dados móveis estão relacionados ao streaming de vídeo e música. Plataformas como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video e Disney+ podem gastar entre 300 MB e 7 GB por hora, dependendo da qualidade do vídeo. No YouTube, por exemplo, um vídeo em 144p pode consumir cerca de 100 MB por hora, enquanto uma reprodução em 4K pode ultrapassar 7 GB no mesmo período.

As redes sociais também contribuem para um alto consumo de internet. No TikTok, assistir a vídeos pode gastar até 70 MB por hora, enquanto o Instagram utiliza cerca de 500 KB por minuto no feed e até 10 MB por minuto para vídeos. Aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, são mais econômicos, gastando cerca de 1 KB por mensagem de texto, mas podem consumir mais ao enviar vídeos ou realizar chamadas de vídeo.

Como reduzir o consumo de internet?

Para quem usa dados móveis, algumas estratégias podem ajudar a economizar sem comprometer a experiência online. Baixar filmes, músicas e episódios de séries para assistir offline é uma alternativa eficiente para reduzir o uso da rede. No YouTube Premium e no Spotify, por exemplo, há a opção de fazer download de conteúdos para reprodução sem internet.

Outra dica importante é ajustar a qualidade dos vídeos e streaming para padrões mais baixos quando estiver longe do Wi-Fi. Diminuir a resolução de vídeos no YouTube ou optar por músicas em qualidade padrão no Spotify pode gerar uma grande economia no final do mês.

Por fim, monitorar o consumo de dados no próprio celular pode ajudar a identificar quais aplicativos estão gastando mais internet e limitar sua atividade em segundo plano. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo os recursos digitais sem comprometer a franquia de dados móveis.

*Com informações de Terra.

O post Veja quais aplicativos mais gastam internet e como economizar no uso diário apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

8 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

8 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

8 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

8 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

8 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

8 horas ago