Advogados agora podem andar armados no Brasil? Entenda

O direito ao porte de arma para advogados deu um passo importante no Senado. A Comissão de Segurança Pública aprovou um projeto de lei que autoriza esses profissionais a portarem arma de fogo em todo o território nacional.

O texto, apresentado por Flávio Bolsonaro, recebeu parecer favorável do relator Alessandro Vieira e segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A proposta reacende um tema sensível: o equilíbrio entre segurança pessoal e controle de armamentos. Segundo o relator, a ideia é garantir aos advogados um meio legítimo de defesa, nos mesmos moldes do que já é permitido a juízes e membros do Ministério Público.

Regras, limites e emendas aprovadas para o porte de arma

Comissão do Senado aprova proposta que permite o porte de arma para advogados. Medida ainda passará pela CCJ. (Foto: ehughes/Getty Images Signature)

O texto aprovado altera o Estatuto da Advocacia e o Estatuto do Desarmamento, permitindo que advogados devidamente inscritos na OAB tenham direito ao porte de arma para autodefesa.

No entanto, o acesso não será livre: aqueles que desejarem obter esse direito deverão comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica, como prevê uma emenda acolhida do senador Fabiano Contarato.

Além disso, a proposta proíbe a entrada armada em locais como fóruns, tribunais, presídios e outros ambientes com regras próprias de segurança. Uma das alterações, sugerida por Sergio Moro e incorporada ao relatório, estabelece que a simples atuação na advocacia já pode justificar a necessidade do porte — desde que devidamente comprovada.

Durante a discussão, Flávio Bolsonaro reforçou que muitos advogados atuam em contextos delicados, envolvendo disputas familiares, criminais e patrimoniais. Em sua fala, citou dados da OAB, indicando que ao menos 80 advogados foram assassinados entre 2016 e 2019.

Próximos passos e o que diz a versão final

O substitutivo aprovado unificou a proposta de Flávio Bolsonaro com outro projeto de conteúdo semelhante, apresentado por Cleitinho (PL 2.530/24). A versão final ficou mais direta e manteve o espírito de conceder aos advogados o direito à proteção pessoal, nos moldes do Judiciário. Assim, o projeto de Cleitinho foi considerado prejudicado.

Sergio Moro, por sua vez, lembrou que a aprovação da proposta não garante o porte de forma automática para todos os advogados. “Não imagino que haverá uma corrida de 1 milhão de advogados; certamente, apenas aqueles que se interessarem em ter o porte de arma”, disse.

Com a aprovação na Comissão de Segurança, o projeto agora será analisado pela CCJ — e, se aprovado, seguirá para o plenário do Senado. Até lá, o debate sobre os limites e responsabilidades do porte de arma para advogados deve continuar em pauta.

*Com informações de Migalhas.

O post Advogados agora podem andar armados no Brasil? Entenda apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Rayfran

Recent Posts

Prefeitura de Presidente Juscelino abre concurso com 86 vagas em Minas Gerais

Concurso em Presidente Juscelina (MG) oferece dezenas de vagas para todas as escolaridades. O post…

10 horas ago

Todo mundo vai querer repetir: como fazer o pastel de feira mais sequinho e crocante do mundo

Aprenda a fazer pastéis perfeitos com massa leve, recheio controlado e fritura na temperatura ideal.…

10 horas ago

Café diário pode ser a chave para envelhecer mais devagar, revela nova pesquisa

Café pode retardar envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais. O post Café diário pode…

10 horas ago

Sombra, frutos deliciosos e solo protegido: a árvore dos sonhos de qualquer jardineiro

Espécie é ideal para jardins, resistente, bela e produz frutos nutritivos com fácil cultivo. O…

10 horas ago

Como uma simples folha de louro pode transformar sua sorte para sempre

Louro é uma planta essencial em rituais de proteção e prosperidade, segundo o Feng Shui.…

10 horas ago

RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15 Funções Operacionais E Administrativa

Funções Operacionais E Administrativa O post RH Chama Auxiliares De Produção E Mais De 15…

10 horas ago