Vale refeição e vale alimentação recebem NOVAS regras para funcionamento

Pago como forma de benefício para diversos trabalhadores formais do Brasil, os vale refeição e vale alimentação auxiliam empregados a diminuir os gastos mensais com compras relacionadas a alimentação. Apesar de não serem obrigatórios, os vales trazem um alívio financeiro para quem recebe.

Vale refeição e vale alimentação recebem NOVAS regras para funcionamento. (Imagem: FDR)

Recentemente, atualizações realizadas no Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) alteraram o formato como os benefícios devem ser oferecidos para os trabalhadores. 

Atualmente, eles são ofertados por meio de cartões que costumam utilizar as seguintes bandeiras: Alelo, Sodexo e Ticket. No entanto, alguns empregados acabam encontrando dificuldades para realizar compras ou refeições em estabelecimentos que aceitem essas bandeiras.

O que muda no vale refeição e vale alimentação?

Atento a essa dificuldade, o Programa de Alimentação ao Trabalhador estabeleceu que um novo arranjo aberto seja incluído no segmento do vale refeição e vale alimentação.

Dessa forma, os tipos de cartão que podem ser utilizados para o pagamento do benefício trabalhista deverão aumentar. Agora, eles deverão possuir algum tipo de bandeira como Elo, Mastercard ou Visa, assim como os cartões de crédito ou débito. A medida deverá ajudar os trabalhadores a realizar compras com os vales.

Para as empresas que oferecem vale refeição, outra opção disponibilizada pelo PAT é que ela realize um convênio com alguma rede credenciada de restaurantes e estabelecimentos que aceitem o cartão nos formatos atuais. Isso deverá garantir que o trabalhador possa desfrutar do seu benefício sem complicações.

A mudança também representa um estímulo à economia do país, já que os valores depositados como forma de vale poderão ser utilizados com maior liberdade pelos trabalhadores, incentivando o comércio local.

A avaliação também é que a mudança trará uma maior competitividade entre as empresas que administram a concessão dos benefícios. A expectativa é que essas mudanças na operação passem a ser válidas de fato a partir de 2024.

Vale lembrar que os vale refeição e vale alimentação não são obrigatórios para as empresas. Dessa forma, o recebimento pelo trabalhador não é um direito mas sim um benefício que costuma ser oferecido como forma de atrair o futuro empregado.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.

O post Vale refeição e vale alimentação recebem NOVAS regras para funcionamento apareceu primeiro em FDR.

Rayfran

Recent Posts

Dafra Motos da Amazônia Abre Vagas Para Operador de Produção

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

39 minutos ago

Empresa Está Reforçando Equipe de Produção e Precisa de 30 Operadores para Atuar em Escala 6×2

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

39 minutos ago

Trabalhe Conosco Águas De Manaus: Empregos Disponíveis Para Trabalhadores Com Ensino Médio

Oportunidades Negócios, é um portal de vagas em Manaus. Assim, nossa equipe trabalha com cartas…

39 minutos ago

RH Está Contratando Cerca de 92 Auxiliares de Produção Para Trabalhar no Distrito

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

39 minutos ago

LG Electronics têm vagas de emprego para Novas Funções

Fundamos nossa empresa em 1958 e desde então nos tornamos líderes na era digital avançada,…

39 minutos ago

DB está recebendo currículos para Preencher mais de 70 vagas de emprego

Aqui no nosso portal, temos uma ampla variedade de vagas disponíveis, desde empregos em tempo…

3 horas ago